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Jorge Tavares de Almeida

Diretor de Gente e Gestão e Jurídico do Grupo Protege

Formado em Administração de Empresas e Direito, com pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e cursando MBA em Gestão de Negócios e Valorização da empresa pela FIA.

Iniciou a carreira na área de Recursos Humanos, há 44 anos, em uma das empresas do Grupo Suzano, onde permaneceu por cinco anos em posição de liderança do Setor Operacional do RH.

Migrou para a multinacional Stanley Home e, por oito anos, comandou a área de Administração de Pessoal, oportunidade em que adquiriu experiência importante que resultou no convite para fazer parte do time do Grupo Protege, onde permanece há 30 anos.

No Grupo Protege está à frente da Diretoria de Gente e Gestão e Jurídico, conduzindo as estratégias e projetos que visam, principalmente, a valorização das pessoas.

Foi eleito para o biênio 2020/2022 vice-presidente do conselho diretor do SETVESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Valores do Estado de São Paulo.

Confira as reflexões que Jorge Tavares de Almeida compartilhou com o portal Alexandre Garrett RH sobre sua trajetória e os rumos que a área de Gestão de Pessoas e Negócios teve ao longo dos últimos anos e quais serão os prováveis passos deste segmento no futuro.

Com vocês: Jorge Tavares de Almeida

Portal do Garrett: Como o Grupo Protege está trabalhando o tema de Diversidade e Inclusão?

Jorge Tavares: O Grupo Protege mantém um programa de diversidade, responsável por zelar pela política e todas as práticas desta temática. Temos seguido um rigoroso calendário a respeito da implantação e ampliação de práticas responsáveis e inclusivas, sempre baseadas em um preceito básico: o respeito! Ele é a base de tudo, estruturando os pilares que hoje compõem nosso programa: gêneros, gerações, raças, crenças, habilidades e origens. Em nossa estrutura, contamos com uma especialista de diversidade, responsável por conduzir e acompanhar o plano de ação do programa. Mensalmente avaliamos indicadores de cada pilar, planejando ações para promover um ambiente cada vez mais plural. Entendemos que um ambiente diverso é mais promissor ao desenvolvimento de todos.

Portal do Garrett: A Protege possui alguma iniciativa para proteção das mulheres e desenvolvimento da liderança feminina?

Jorge Tavares: “Proteção” está no nosso DNA. “Mulheres” é um pilar específico em nosso programa de diversidade e é tratado de uma forma muito especial, pois estamos em um segmento com origens muito masculinas, mas que tem se modificado exponencialmente nos últimos anos. Saber que nosso quadro mantém mais de 20% de mulheres, em um negócio que, repito, sempre foi muito masculinizado, é motivo de dois sentimentos, para nós: orgulho, pelo diferencial que já possuímos em relação ao mercado; e motivação, para buscarmos ampliar ainda mais este potencial. O preceito do respeito também cabe aqui, e mantemos isto em nossa política, código de conduta e diversos treinamentos aos nossos gestores. No Grupo Protege, as mulheres se sentem acolhidas e protegidas por boas práticas, com um forte trabalho para tratativas igualitárias e respeitosas. Em relação ao desenvolvimento da liderança feminina, nossa última edição do programa de desenvolvimento de líderes (2022/2023) teve esforços para formar uma turma com no mínimo 50% de mulheres, e alcançou 65%! Nossa campanha chamada “lugar de mulher é onde ela quiser” foi amplamente divulgada internamente, sendo um sucesso entre os colaboradores.

 

Portal do Garrett: Poderia falar sobre as iniciativas para combater o assédio moral e o assédio sexual, no Grupo Protege?

Jorge Tavares: Mais uma vez, o preceito básico do respeito nos serve como alicerce. No Grupo Protege, mantemos diversas ações para proporcionar um ambiente justo e sadio, a todos colaboradores. Qualquer forma de assédio é coibida, e, para ampliar as práticas responsáveis neste sentido, temos inclusive um curso em nossas trilhas de aprendizagem da universidade corporativa. Além disso, divulgamos diversos materiais educativos a respeito, como cartilhas, vídeos e matérias em nossa intranet. Disponibilizamos a todos colaboradores e sociedade um canal de denúncias, totalmente confidencial, a partir do qual as tratativas de investigação e responsabilização são adotas imediatamente, com acompanhamento de nossa diretoria executiva. Assédio é uma prática banida de nosso ambiente, e qualquer tipo de denúncia é tratada com muita seriedade, inclusive com as eventuais punições, quando necessário. 

Portal do Garrett: O que a Protege tem feito em relação à centralidade no cliente, também muito falada na atualidade?

Jorge Tavares: O cliente do Grupo Protege é atendido por pessoas, que colaboram entre si. Temos abandonado gradativamente o conceito de “cliente interno”, que foi até moda por um tempo, mas hoje confunde as pessoas. Cliente é o cliente! O termo “colaborador”, que também é clássico, é suficiente e muito mais adequado. As pessoas, dentro da organização, devem atuar de forma colaborativa para atender ao cliente da empresa. Temos enfatizado que todas as tratativas devem ter o olhar voltado ao cliente, independentemente de serem diretas (vendas, atendimento ao negócio) como indiretas (programas de RH, por exemplo). Empresas possuem objetivos e não estão no mercado aleatoriamente, sem uma causa; a maior parte desses objetivos estão voltados aos clientes. Por sua vez, o mercado, ao nos procurar, também tem seus objetivos: preencher necessidades. É simples assim, e enquanto RH, temos apoiado diretamente a empresa a trazer este sentimento e entendimento aos colaboradores, que fazem parte de um processo, de uma atividade, mas sobretudo de um objetivo maior: preencher as necessidades dos clientes! Para facilitar isso, entramos em jogo com todas as boas práticas de RH.

Portal do Garrett: Muito se tem ouvido falar sobre o tema “felicidade no trabalho”. Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre o tema e as práticas que o Grupo Protege tem adotado para manter colaboradores felizes.

Jorge Tavares: Uma temática já bastante clássica e tradicional, mas que – sem dúvida – tem sido muito falada recentemente. Entendemos que facilitar a felicidade dos profissionais é um dever nosso, enquanto empresa, composta por 12 mil colaboradores. É mais fácil ser feliz quando se percebe um ambiente de trabalho acolhedor, justo, reconhecedor e sadio. Atuar com eficiência e competência em cada fase do ciclo profissional desses colaboradores, com iniciativas e programas que proporcionem conforto, desenvolvimento e retorno às pessoas, é fundamental para movimentar o estado de felicidade de cada um. É isso o que fazemos: cuidamos da boa experiência de nossas pessoas, desde a sua participação nos processos seletivos, até a sua eventual despedida do grupo. Pessoas são pessoas, e são o nosso maior capital! Cuidar delas envolve dedicação, carinho, respeito e técnicas também, voltadas ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Cuidamos das pessoas!

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