Joint-venture entre a Vivo e a Ânima Educação busca acelerar a inserção de jovens no mercado de trabalho com cursos rápidos para funções com alta demanda no mercado
Fruto do esforço conjunto de duas gigantes – a operadora Vivo e a Ânima Educação –, o aplicativo Vivae tem o objetivo de unir duas pontas do mercado de trabalho: candidatos que se sentem desmotivados pelo insucesso na busca de um emprego e empresas que se frustram com a dificuldade de encontrar pessoas com a qualificação necessária para as vagas que oferecem.
O aplicativo Vivae pretende combater o problema de forma rápida e eficaz, explica o CEO da companhia, Alexandre Max. Segundo o executivo, o objetivo do app é entregar cursos rápidos e produzidos de forma exclusiva para a plataforma, garantindo que as empresas tenham acesso a candidatos com conhecimentos necessários para as maiores demandas do mercado de trabalho. Desta forma, a taxa de êxito aumenta tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
O app oferece dois serviços a seus usuários: cursos profissionalizates e busca de vagas. “A chance de sucesso é muito maior, pois a Vivae, por meio de inteligência artificial, já vai mostrar quais são os empregos em que o candidato tem mais chance de ser contratado”, diz Max.
As vagas disponíveis no app são de uma parceria com o site Vagas.com e de empresas que se cadastram individualmente na Vivae. A meta é ampliar o “pool” de parceiros mês a mês.
A Vivae oferece mais de 37 cursos, divididos em cinco áreas: hospitalidade (hotéis e turismo), tecnologia, marketing digital, empreendedorismo e gestão de produtos digitais.
Com uma só assinatura, o candidato pode fazer quantos cursos quiser – quanto mais se preparar, maior será a chance de colocação profissional. Segundo o CEO da Vivae, o modelo de negócio levou em conta a necessidade do jovem em busca do emprego. Com cursos mais rápidos, a ideia é encurtar o caminho para acesso ao mercado de trabalho.
Formação no tempo de cada um
E em quanto tempo é possível terminar um curso da Vivae? Os cursos foram produzidos para que o estudante faça os módulos de acordo com seu tempo. Como toda a plataforma está baseada em smartphones, é possível estudar em casa, no caminho para o trabalho ou em qualquer intervalo que surja entre tarefas.
O CEO da Vivae afirma que o ideal é que os alunos consigam terminar um curso dentro de um mês. Ao fim de cada curso, há uma avaliação para a emissão de um certificado, abrindo as portas para que o usuário do app busque uma vaga com muito mais chances de êxito.
Depois de atuar na área de marketing de multinacionais como Dell, McDonald’s e Kimberly-Clark, Alexandre Max, CEO da Vivae, se descobriu de vez na área de educação, em uma passagem de oito anos pela britânica Pearson, onde chegou ao cargo de vice-presidente global de estratégia e ensino online. Após uma passagem pela Casa do Saber, Max assumiu a Vivae com a missão de acelerar a capacitação e a entrada no mercado de trabalho de jovens brasileiros.