Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Unipar retoma o pioneiro programa Fábrica Aberta

unipar

A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade, garantir a confiabilidade em todas as relações, mantendo a transparência com os seus visitantes e com as comunidades locais

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, retoma em maio um dos seus programas de maior sucesso: o Fábrica Aberta, que desde a sua abertura já recebeu cerca de 125 mil pessoas. Por meio dele, as pessoas que se inscreverem podem participar de visitas guiadas e conhecer as fábricas da Unipar em Cubatão (SP), Santo André (SP) e Bahía Blanca, na Argentina.
 
A ação é coordenada por monitores especializados, como o time de colaboradores aposentados da companhia que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.

Um dos objetivos do Fábrica Aberta é mostrar como a Unipar realiza sua produção respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. O programa é referência para iniciativas similares e para o turismo industrial em geral.

“O nosso objetivo é ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável, com mobilização dentro da Unipar e expandindo para nosso ecossistema de relacionamento. A retomada do Programa Fábrica Aberta faz parte da construção desse relacionamento de transparência com nossos visitantes, mostrando abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, ressalta Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Para restabelecer o programa, a Unipar contou com o apoio da Exxmartt, que acompanhou todo o processo de planejamento e otimização. A consultoria foi responsável pela elaboração de quatro roteiros voltados para públicos distintos, definidos como: geral, que engloba familiares, comunidade, ONGs e alunos da rede pública; grupo engajado, composto funcionários e fornecedores; perfil critico, que conta com os políticos locais, imprensa regional e líderes comunitários; e o grupo especialista, com clientes, acionistas e imprensa especializada.

Outra atividade desenvolvida pela parceria foi o treinamento para os monitores especializados e os colaboradores aposentados. “Estamos muito felizes pela oportunidade. Contribuir com a revitalização de um dos programas mais antigos do Brasil, que existe desde 1985. Utilizamos ferramentas proprietárias de visitas e com isso conseguimos incorporar mais experiência e conteúdo para os visitantes do Fábrica Aberta”, comenta Stefania Valle, sócia e diretora de Relacionamento e Experiências da Exxmartt.


História do programa

Idealizado em Cubatão em meados dos anos 80, o Fábrica Aberta teve início em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas na época.


Pensando em reduzir os impactos ambientais gerados pela cidade, a região iniciou uma ação ambiciosa que trouxeram excelentes resultados e a Unipar decidiu inovar. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.


Durante a paralisação, as unidades da Unipar puderam ser conhecidas via Tour Virtual no site. “Agora, quando estamos quase completando 38 anos de programa, esperamos voltar a receber os visitantes presencialmente e mostrar como fazemos a química acontecer”, finaliza o CEO.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. — Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
 
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

Sobre a Exxmartt

Há mais de 14 anos no mercado, a Exxmartt é especializada em memória empresarial, visitas corporativas, experiências, soluções de interação e imersão, além de consultoria de comunicação. A empresa possui em seu portfólio 27 clientes, em 18 setores, incluindo Ambev, Natura, Toyota, Sebrae, Poliedro, Vale, Embraer e John Deere, entre outras .

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *