25 jul 2022
A pandemia aumentou em muito as dificuldades emocionais das pessoas. Quando ouvimos falar em “Saúde Mental”, logo associamos com “Doença Mental”. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais e temos que estar atentos pois muitas vezes guardamos uma carga emocional além do que podemos suportar.
Pessoas quando estão mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e defeitos Todos nós vivenciamos diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Temos capacidade de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio. O problema é que nem sempre sabemos procurar ajuda quando estamos em dificuldades em lidar com os conflitos familiares e de trabalho, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da nossa vida.
A Saúde Mental sempre estará relacionada à forma como reagimos às exigências da vida e ao modo como harmonizamos nossas ideias e emoções.
E lhes garanto saúde mental neste período pós pandemia nos tirou do foco. Já não sabemos se estamos bem conosco e com os outros; desaprendemos como lidar com boas e emoções e supervalorizamos as emoções desagradáveis. Deixamos de reconhecer nossos limites e de pedir ajuda quando necessário, até mesmo por conveniência social e para não parecermos fracos frentes aos outros.
Aceitar as exigências da vida é natural e saudável mas quando estamos lidando com isolamento social, dificuldades financeiras e não vemos o ambiente social e econômico à nossa volta como promissor, nos desesperamos e nossa saúde mental fica muito comprometida.
O Brasil de hoje não nos traz certezas, mas muitas incertezas. E estas incertezas criam muita insegurança sobre o presente e o futuro de nós, nossos filhos e as próximas gerações.
Este sentimento atrapalha o desenvolvimento social e econômico e gera uma nação medíocre que é incapaz de olhar para fora de si mesmo. Temos que ser resilientes e aprender a transformação o mal em bem e criar condições de mudar o quadro de pessimismo generalizado criado pela classe política brasileira atualmente no poder. Que as eleições venham e tragam novos ares para que possamos reconquistar nossa saúde mental e o bem-estar social.
Especialista em RH, Psicólogo, Ph.D. em Ciência da Informação pela Universidade de Paris e fundador do Portal do Garrett
ALEXANDRE GARRETT – Foto Divulgação