Experiência em B2B e produtos financeiros são pré-requisitos para ingressar no time comercial da tech-fin Aarin
Com o avanço do setor de tech finance no Brasil, investir no desenvolvimento de carreiras ligadas a essa área é uma das tendências do mercado. O segmento não está restrito somente a desenvolvedores e especialistas em TI, mas a toda a cadeia. Existem oportunidades em suporte, atendimento ao cliente e para quem é especializado em vendas. O diferencial é que, neste último caso, o comercial também precisa ter conhecimento em tecnologia – ele é o ‘tech sale’.
A Aarin, tech-fin especializada em Pix e embedded finance, que faz parte do grupo Bradesco, é uma das empresas que busca e desenvolve profissionais nesta área. Atualmente, a companhia tem vagas para executivos de vendas payments, vendas API e closer sênior. Bom domínio sobre produtos financeiros complexos, experiência com vendas B2B e carteira de clientes são as principais habilidades dos profissionais que desejam ingressar no setor comercial de tech finance da companhia.
“O bom manejo da complexidade dos produtos financeiros é essencial. Alguns deles não são conhecidos dos possíveis clientes, por isso, paciência com o fluxo de integração e domínio na regulação dos leads são essenciais para trabalhar nessa área. Temos que começar o funil ali no primeiro nível de percepção de valor. Muitos dos produtos possuem alto teor regulatório, que implica a compatibilidade apenas de parceiros qualificados e com a governança em dia”, explica Rudá Galvão, sócio e Sales Manager da Aarin.
De acordo com o especialista, o mercado está superaquecido e com várias soluções. O que diferencia as companhias do segmento são a estabilidade, segurança e resistência da tecnologia. Inclusive, cinco das dez primeiras empresas do LinkedIn Top Companies 2023, ranking das melhores empresas para se desenvolver na carreira, são do setor bancário: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Mastercard.
Rudá acrescenta alguns requisitos essenciais para exercer cargos no setor. “O diferente não basta. É necessário constância e bom relacionamento para fidelizar os clientes. Desenvolver a carreira nessa área é um desafio, por isso, buscamos pessoas que estejam sempre em busca de novos. São ciclos de vendas grandes, em que o aspecto relacional, que caiu muito em desuso na era do marketing digital, faz toda a diferença. O mercado ainda precisa entender melhor as vantagens de produtos financeiros, por isso, é fundamental ser especializado em tecnologia e conhecer de fato o contexto dos negócios”, complementa.
Sediada em São Paulo a tech-fin nasceu com o Pix e desenvolve e fornece diversos serviços financeiros tecnológicos para empresas. Mostrar os diferenciais em um mercado tão competitivo é uma das missões. “Não adianta entender só de venda e relacionamento, é importante entender de tecnologia, entender como uma integração funciona e que, após a venda, a jornada até a receita não acaba. É preciso ir até o momento em que as transações são realizadas e ter uma mentalidade de XS (exponential success), porque, além de converter o cliente, nossos comerciais ajudam a garantir que eles estejam crescendo”, encerra Rudá.
Sobre a Aarin
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Bradesco e fornece serviços com enfoque financeiro incluso na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M & A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022, após seu primeiro aporte de R$ 2 milhões, em julho de 2020, liderado pela RB3 Participações, Cubos Venture Studio, executivos do Brasil, Estados Unidos e Espanha.