Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pesquisa revela que empresas que adotam IA colhem benefícios, mas a preparação dos colaboradores é fundamental

13

Especialista enfatiza a importância de estratégia e criatividade na educação corporativa com o uso da Inteligência Artificial .

A inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando uma parte integrante do ambiente corporativo, e as empresas que não abraçarem essa revolução correm o risco de ficar para trás. Segundo pesquisa do Cetic.BR|Nic.br, 22% das pequenas empresas e 39% das grandes já adotaram a IA em seus processos, desfrutando de benefícios significativos, desde a otimização de processos até o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Profissionais do setor afirmam que é crucial explorar como a IA pode impactar processos, softwares, logística e outros aspectos fundamentais das empresas antes de implementá-la. “A educação corporativa desempenha um papel fundamental na preparação dos colaboradores para a revolução digital. Antes de implementar a Inteligência Artificial na empresa, é necessário capacitar os colaboradores a administrar e interagir de forma benéfica com essa ferramenta” explica Fernanda Godoy, especialista em Design de Experiências de Aprendizagem e CEO da Prando Godoy.

Ao oferecer treinamentos e capacitações que estimulem o uso da IA, as empresas contribuem para a formação de um mercado mais inovador, expandindo horizontes e envolvendo positivamente os funcionários. A especialista salienta que usar a IA na educação corporativa é importante, mas essa é uma opção que precisa ser cuidadosamente estudada. “A IA agiliza muitos processos, porém é preciso ter um olhar crítico a respeito de qual é o objetivo de cada ação de educação corporativa. É esse pensamento estratégico que ainda não está contemplado pela inteligência artificial, pois é proveniente de visão analítica e criatividade.” 

A especialista reafirma que os colaboradores não precisam ter medo de serem substituídos pela tecnologia, já que as máquinas são capazes de fazer apenas o trabalho operacional. “Recursos de criatividade, de análise, de crítica e até de humor, não são previstos na inteligência artificial. Com a educação corporativa os colaboradores podem dar um salto de qualidade nas entregas dependentes dessas tecnologias”, finaliza Godoy.

A inovação deve ser liderada por profissionais preparados, pois não basta exigir mudanças de uma equipe que não está acostumada com tecnologia cognitiva no dia a dia. Estamos passando por uma transformação profunda, e o mercado precisa preparar as pessoas para isso.

Sobre a Prando Godoy: 

A Prando Godoy é uma empresa especializada em educação corporativa que utiliza a metodologia do Design de Experiências de Aprendizagem e oferece serviços de educação, formação de facilitadores e arquitetura de treinamento. A companhia tem como missão olhar de forma inteligente para os desafios das organizações, propor soluções e através do acompanhamento da evolução e dos resultados, alcançar os objetivos de forma estratégica, sem deixar de colocar as pessoas em primeiro lugar.

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *