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Por Equipe Redatores Potal do Garrett - Publicado em 18 de setembro de 2022

Validação de startups: entenda se sua ideia é viável ao mercado

Pesquisa revela que 25% das startups morrem no primeiro ano

Foto de Mikael Blomkvist - Pexels

Os principais fatores que levam um negócio ao insucesso são a falta da necessidade de mercado e do dinheiro. De acordo com o estudo Causas da Mortalidade de Startups Brasileiras, elaborado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, pelo menos 25% das startups deixam de existir no primeiro ano e 50% delas já estão mortas até o quarto ano de vida.

Conforme Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, isso acontece porque a validação da ideia é fundamental para o sucesso de um negócio. “Empreender nada mais é do que encontrar uma necessidade e atendê-la de forma escalável. Quando a gente avalia porque os novos negócios quebram, um dos principais fatores é a falta de necessidade daquela solução no mercado. Por isso, se todo empreendedor fizer um bom processo de validação da sua ideia, isso poderá ser evitado. Não é à toa que para mim, fazer um processo bem completo de validação é a primeira e mais importante coisa a se fazer com uma ideia em mãos. Mas, muitas vezes, por conta da empolgação do início, esses pontos são completamente esquecidos”, afirma.

E para as startups que estão começando e não têm capital suficiente para lançar seu produto no mercado, é possível utilizar o Minimum Viable Product (MVP), ou Mínimo Produto Viável, para validar a ideia antes de investir dinheiro e tempo no desenvolvimento do negócio. Com a versão simplificada do produto final de uma empresa os empreendedores testam suas hipóteses de negócio e verificam se elas fazem sentido ou não junto ao seu público-alvo. Assim, acabam reduzindo risco, minimizando custo, acelerando o lançamento do produto e confirmando se a solução é eficiente o suficiente. Esse processo é crucial e deve ser iniciado o mais rápido possível.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que muitas pessoas acreditam que é preciso ter uma ideia extraordinária na hora de iniciar um negócio. Por conta disso, acabam insatisfeitas e nunca criam nada. É preciso ter em mente que a ideia só precisa ser boa o suficiente ao ponto de resolver um problema real, e as pessoas estejam dispostas a pagar por ela.

Para quem quer empreender, mas não sabe por onde começar, existe o curso da Start Empreendedor, onde os cofundadores Fernando Senna e Débora Spada explicam de forma detalhada sobre as 5 etapas para a validação do seu negócio que inclui: 1)conhecer o tamanho do mercado que você está prestes a ingressar; 2) identificar quem é seu público alvo; 3) estudar o nicho que deseja atuar, para que assim você consiga criar soluções capazes de atender ao menos uma necessidade; 4) realizar o check da sua ideia e refletir se ela pode ser de fato colocada de pé, em todos os aspectos: legais, técnicos e financeiros, e 5) identificar quem são seus concorrentes.

Com todo o conhecimento adquirido, o futuro empreendedor será capaz de ter boas ideias, validando-as de forma aprofundada, definindo o público-alvo e lançando o MVP, com o mínimo de investimento possível e com o máximo de valor ao cliente. “Nosso curso foi criado para ajudar quem quer empreender, como um verdadeiro guia para você tirar o seu negócio do papel em 6 semanas. Pegamos toda a nossa experiência nesses quase 7 anos empreendendo, com mais de R$ 100 milhões faturados, e criamos um curso com tudo que a gente gostaria de saber quando começamos, mas que não sabíamos”, finaliza Senna.

Com informações da assessoria de imprensa.