Dialogar
Expressar as emoções e sentimentos é uma forma de aliviar momentos de tensão, estresse e resolver problemas. A dica é válida também para o ambiente de trabalho, seja nos cargos de liderança ou colaboradores. Fátima Macedo ressalta que nesse período de pandemia e isolamento, dialogar com membros de equipe empresarial tem maior significado e importância. “Eu preciso me sentir pertencendo, mesmo no isolamento”, comenta.
Atividades distintas
Ter momentos e pausas durante o dia, no trabalho e tarefas, é importante. O descanso é necessário. A CEO e psicóloga evoca o termo “caixa de primeiros socorros emocionais” para definir o conjunto de atividades manuais, corporais, exercícios e demais ações que proporcionam o bem-estar pessoal ao impulsionarem a liberação dos hormônios da felicidade. “Quanto mais a gente estimular isso, melhor a gente se sente”, completa a psicóloga.
Crenças
Fátima Macedo enfatiza que a conexão com o divino, religiosidade ou com qualquer outra crença promove bem-estar. Mesmo que não haja nenhuma crença, o processo está ligado também à autoestima e a acreditar em si mesmo. “É muito importante você acreditar em algo, nem que seja em você mesmo”, analisa.
Música
Muitos estudos e pesquisas analisam esta relação de estímulo ao bem-estar. É também a indicação de Fátima Macedo. Seja qual for o gênero ou estilo, a música tem a capacidade de despertar diferentes emoções e evocar lembranças nos indivíduos, provocando respostas no corpo humano nos sentidos físico e emocional.
Relações pessoais
Para Macedo, o processo de autocuidado psicológico requer uma avaliação sobre o grau de satisfação com a vida e sobre como melhorar nas diversas áreas. “Tenho sempre uma série de coisas que a gente pode fazer para melhorar”, pontua. Por isso, é necessário considerar se há um tempo dedicado para a criação dos vínculos de amizade e com a família.
Terapias complementares
Além das avaliações médicas, existem diferentes terapias complementares e alternativas que podem auxiliar no processo de saúde mental. Como exemplos, a psicóloga cita a meditação, ioga, acupuntura e ayurveda. Além disso, evoca que diferentes ferramentas digitais ajudam no autocuidado diário e no autogerenciamento.
Comprometimento
“Você só se lembra de fazer tudo isso se você se compromete”, diz a psicóloga. Para estabelecer tais dicas e promover a saúde mental é necessário que haja comprometimento. Ter noção se todas as práticas de autocuidado estão sendo colocada em prática todos os dias, das mais simples às mais complexas. “É você avaliar qual é o seu compromisso com o seu bem-estar da mesma maneira que você avalia o seu compromisso com o seu trabalho, suas entregas e prazos”, complementa.