Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Notícias | Mercado de Trabalho

Por Equipe Redatores Potal do Garrett – Publicado em 18 de setembro de 2022

Metaverso é o próximo passo para aproximar empresas e clientes

De acordo com o vice-presidente da ABTD Alexandre Slivnik, o universo virtual será de grande importância para os negócios e no dia a dia das pessoas 

O movimento de popularização do metaverso segue em constante crescimento, chamando a atenção, até mesmo, de empresas e investidores. Trata-se de uma nova camada da realidade, integrando os mundos real e digital em um ambiente imersivo que pode ser utilizado com diversas novas tecnologias.

Nesse universo as pessoas podem interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares. O principal objetivo é que elas não sejam apenas observadores, mas participem desse mundo virtual.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial revelou que 65% das crianças que estão na escola primária nos dias de hoje, irão trabalhar em empregos que ainda não existem. De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, com a concepção do metaverso esses números tendem a crescer. “Esse estudo aconteceu antes da pandemia e da criação do metaverso. Com a aceleração digital que vivemos nos últimos anos, as empresas entraram nesse universo e entenderam a possibilidade real de fazer negócios. Imagino que o número previsto pela pesquisa deva subir para 75% ou 85%”, revela.

Para o palestrante, essa nova realidade digital terá o poder de aproximar ainda mais as interações. “Muitas pessoas não vão precisar sair das suas casas para se conectar com um cliente, por exemplo. Usando o metaverso, será possível ter uma relação de maior proximidade e conexão se comparado com o que a internet proporciona nos dias de hoje utilizando computadores e celulares”, pontua.

Slivnik afirma que é necessário estar preparado para as mudanças que estão por vir. “O mercado de trabalho vai ganhar ainda mais possibilidades dentro do metaverso. Porém, apenas para aqueles que estiverem preparados. Essa preparação não vem apenas com estudos, mas sim estando aberto a novas oportunidades de aprendizado. Quanto mais as pessoas estiverem abertas para aprender, maiores serão as chances de adaptação e oportunidades neste novo mundo”, relata.

A inclusão é parte crucial para que as mais diversas pessoas deem uma oportunidade ao metaverso. “Um dos principais desafios é fazer com que todas as pessoas estejam imersas nesse universo. Afinal, as pessoas com uma idade mais avançada, que têm algum tipo de dificuldade com a tecnologia, podem se sentir ultrapassadas ao ficarem de fora. As empresas que quiserem se destacar dentro do metaverso terão que pensar de forma inclusiva em todos os sentidos, já que todas as pessoas precisam estar inseridas dentro desse contexto. A primeira companhia que conseguir superar esse desafio, definitivamente vai sair na frente”, afirma o palestrante.

Para Slivnik, a novidade veio para ficar. “No médio e longo prazo nós veremos muitas empresas usando o metaverso para realizar treinamentos e ações de desenvolvimento por imersão, que vão além das simples reuniões virtuais que ficaram na moda durante a pandemia. Com isso, será possível interagir ainda mais. A meu ver, nós teremos grandes transformações nos próximos cinco anos e o metaverso será crucial nesse sentido”, finaliza.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

Com informações da assessoria de imprensa.