Diante de diferentes avanços e possibilidades no mundo digital, a tecnologia e a internet chegaram para mudar a forma como são estabelecidas conexões e como as instituições funcionam. As redes sociais possibilitaram maior circulação de informações e mais velocidade na distribuição. Hoje é possível estabelecer conexões e conhecer pessoas em apenas um clique.
Diante da grande quantidade de informações disponíveis on-line e com o advento da telemedicina, muitos pacientes buscam a internet antes de uma consulta com médicos. Indicações, referências e comentários sobre o profissional certamente influenciam na escolha do médico. Entre diferentes tópicos, a seguinte indagação permeia o livro: como os médicos, até então servidos pela tradicional propaganda boca a boca, poderão ampliar a divulgação de sua referência profissional, de seu nome, aculturando-se à divulgação virtual?
O lançamento de Roberto Ferreres, Leonardo Oliveira Reis e Hiram Pereira Baroli traz algumas das reflexões dos autores sobre o tema. “Marketing Essencial para Médicos – Conecte-se com Seu Paciente” visa auxiliar médicos no crescimento de seu nome como profissional qualificado, confiável e técnico. Além de conceitos e reflexões, os fundamentos podem ser aplicados no contexto das ferramentas midiáticas disponíveis.
A motivação para constituir o livro está na formação dos médicos. Hiram Pereira Baroli, gerente geral de operações comerciais da Folha de S.Paulo e coordenador nacional do Comitê de Mercado Anunciante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entende que profissionais médicos têm grande dificuldade com marketing, contudo, é uma habilidade importante para o exercício da profissão. “Eles não são preparados para comunicação alguma, nem o marketing em geral, nem o marketing pessoal”, comenta.
Segundo um dos autores de “Marketing Essencial para Médicos – Conecte-se com Seu Paciente”, a internet é um meio essencial e faz a diferença tanto para paciente quanto para médicos. “Na área de saúde não pode ter preço, superlativos e nenhuma informação para a venda”, observa. “Mas prestar serviço, levar informação de qualidade, isso o médico pode. Então, o melhor caminho é estar presente nas redes sociais como profissional”, analisa Baroli.
Para ele, a construção de valores é essencial e grande aliada no processo de reconhecimento nas mídias. “Fazer uma construção de valor não é só gerar conteúdo simplesmente solto”, enfatiza. “É muito importante para que tenha uma percepção mais ampla do que representa aquele médico e ao que ele é vinculado, os locais que ele trabalha”, ressalta o autor.
O livro é dividido em cinco partes que levam à compreensão do marketing na área médica: “Entendendo o Marketing”, “Construção de Marketing Pessoal e Empresarial”, “Sucesso nas Plataformas Digitais”, “Telemedicina” e “Estratégias de Marketing, Vendas e Fidelização”. Baroli conta que a obra possui detalhes sobre como produzir peças publicitárias em cada uma das plataformas digitais e cuidados necessários. Outros pontos discutidos no livro estão relacionados à ética médica e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Hiram Pereira Baroli é também conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e explica que saber utilizar as mídias e fazer a divulgação pessoal é um processo que precisa considerar os cuidados com a legislação e respeitar a ética profissional.
O livro está disponível para venda por meio do site da Editora Atheneu: https://www.atheneu.com.br/produto/marketing-essencial-para-medicos-conecte-se-com-seu-paciente-2825.