Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Notícias | Leitura

Por Equipe de Redatores GarrettRH – Publicado em 17 de junho de 2022

Livro “Marketing Essencial para Médicos – Conecte-se com Seu Paciente” busca promover a comunicação eficiente no meio médico

Lançamento discorre sobre como médicos podem transmitir informações nos meios midiáticos de forma ética

Diante de diferentes avanços e possibilidades no mundo digital, a tecnologia e a internet chegaram para mudar a forma como são estabelecidas conexões e como as instituições funcionam. As redes sociais possibilitaram maior circulação de informações e mais velocidade na distribuição. Hoje é possível estabelecer conexões e conhecer pessoas em apenas um clique.

Diante da grande quantidade de informações disponíveis on-line e com o advento da telemedicina, muitos pacientes buscam a internet antes de uma consulta com médicos. Indicações, referências e comentários sobre o profissional certamente influenciam na escolha do médico. Entre diferentes tópicos, a seguinte indagação permeia o livro: como os médicos, até então servidos pela tradicional propaganda boca a boca, poderão ampliar a divulgação de sua referência profissional, de seu nome, aculturando-se à divulgação virtual?

O lançamento de Roberto Ferreres, Leonardo Oliveira Reis e Hiram Pereira Baroli traz algumas das reflexões dos autores sobre o tema. “Marketing Essencial para Médicos – Conecte-se com Seu Paciente” visa auxiliar médicos no crescimento de seu nome como profissional qualificado, confiável e técnico. Além de conceitos e reflexões, os fundamentos podem ser aplicados no contexto das ferramentas midiáticas disponíveis.

A motivação para constituir o livro está na formação dos médicos. Hiram Pereira Baroli, gerente geral de operações comerciais da Folha de S.Paulo e coordenador nacional do Comitê de Mercado Anunciante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entende que profissionais médicos têm grande dificuldade com marketing, contudo, é uma habilidade importante para o exercício da profissão. “Eles não são preparados para comunicação alguma, nem o marketing em geral, nem o marketing pessoal”, comenta.

Segundo um dos autores de “Marketing Essencial para Médicos – Conecte-se com Seu Paciente”, a internet é um meio essencial e faz a diferença tanto para paciente quanto para médicos. “Na área de saúde não pode ter preço, superlativos e nenhuma informação para a venda”, observa. “Mas prestar serviço, levar informação de qualidade, isso o médico pode. Então, o melhor caminho é estar presente nas redes sociais como profissional”, analisa Baroli.

Para ele, a construção de valores é essencial e grande aliada no processo de reconhecimento nas mídias. “Fazer uma construção de valor não é só gerar conteúdo simplesmente solto”, enfatiza. “É muito importante para que tenha uma percepção mais ampla do que representa aquele médico e ao que ele é vinculado, os locais que ele trabalha”, ressalta o autor.

O livro é dividido em cinco partes que levam à compreensão do marketing na área médica: “Entendendo o Marketing”, “Construção de Marketing Pessoal e Empresarial”, “Sucesso nas Plataformas Digitais”, “Telemedicina” e “Estratégias de Marketing, Vendas e Fidelização”. Baroli conta que a obra possui detalhes sobre como produzir peças publicitárias em cada uma das plataformas digitais e cuidados necessários. Outros pontos discutidos no livro estão relacionados à ética médica e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Hiram Pereira Baroli é também conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e explica que saber utilizar as mídias e fazer a divulgação pessoal é um processo que precisa considerar os cuidados com a legislação e respeitar a ética profissional.

O livro está disponível para venda por meio do site da Editora Atheneu: https://www.atheneu.com.br/produto/marketing-essencial-para-medicos-conecte-se-com-seu-paciente-2825.

Com informações da Assessoria de Comunicação