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Por Equipe Redatores Portal do Garrett – Publicado em 20 ago 2021
HM Engenharia lança pacote de benefícios a seus profissionais
“Escutar o funcionário sempre vai estar no nosso DNA”, diz Bruno Barbuio, Gerente de Gente e Gestão da empresa.
Bruno Barbuio, Gerente de Gente e Gestão da HM Engenharia – Foto divulgação
Com a pandemia, empresas precisaram modificar sua forma de trabalho e aumentar a atenção sobre as necessidades de seus colaboradores. Nunca se falou tanto na importância do bem-estar físico e mental até mesmo nos ambientes corporativos. Pensando nas novas demandas, a HM Engenharia lançou novos benefícios oferecidos aos seus mais de 299 profissionais.
A construtora tem 45 anos de experiência na entrega de imóveis econômicos e sempre teve a promoção de práticas voltadas para saúde dos profissionais como prioridade. No cenário atual, reuniu uma série de iniciativas no Programa Flex Office+, repaginado aos moldes do novo modelo de trabalho. Entre os benefícios estão a consolidação do modelo híbrido de trabalho, o aumento da licença parental e plano de previdência privada.
Ideias e planos
O programa Flex Office+ é, segundo Bruno Barbuio, Gerente de Gente e Gestão da HM Engenharia, a união de diferentes práticas idealizadas. “Uma coisa que me incomodava era ver muita coisa legal junta, mas soltarmos aos poucos parece que estamos desorganizados”, comenta. Por isso, o time resolveu empacotar todas as ações e benefícios em um único programa. “Lançamos tudo no mesmo dia e isso foi um impacto bem grande”, conta.
O profissional explica que o pacote é uma nova leitura do projeto iniciado em 2019, antes da pandemia, e traz a questão do home office mais estruturada. “Em 2020 com o pacote novo que nós lançamos, eu consegui abrir muito mais a questão de recrutamento e seleção. Saiu do regional e passou a ser mais nacional, hoje eu consigo contratar pessoas de qualquer local do país”, comenta. Desta forma, surgiram maiores preocupações acerca dos benefícios voltados a nova realidade de cada colaborador.
O primeiro passo da empresa foi rodar pesquisas internas para avaliar quando as demandas do momento. Segundo Barbuio, os itens mais citados foram a ajuda de custo e a questão de flexibilidade. “Eles não queriam 100% em home office”, comenta o Gerente.
Em conjunto foi realizada também uma ampla pesquisa de mercado para melhor entendimento das tendências e ações. “É óbvio que não podemos olhar só para o segmento, principalmente porque eu tenho áreas que não são áreas exclusivas do segmento, como área financeira, RH e outros. Olhamos e encomendamos algumas pesquisas dedicadas antes desse modelo”, explica.
Ações
Durante as fases mais restritas, os colaboradores das áreas administrativas da HM Engenharia adotaram o modelo home office. Além de garantir a segurança de todos, trouxe bons resultados de desempenho a companhia. Por isso, a empresa decidiu adotar o formato híbrido de trabalho para todos os níveis.
A HM Engenharia contou com a ajuda de uma startup especializada na transição. “Essa empresa capacitou a liderança e a operação contando como é trabalhar no modelo híbrido”, detalha. Segundo ele, o novo escritório da empresa ainda não está completamente finalizado e, por isso, o alinhamento de gestão e colaborares foi essencial.
“Com relação aos benefícios, o primeiro grande salto foi reduzir a minha conta fixa de estrutura do escritório”, diz o gerente. Sinalizando os resultados financeiros das ações, a empresa equalizou custos fixos de facilities de estrutura com o modelo do home office. Dessa forma, foi possível fornecer uma ajuda de custo para os profissionais e, para permitir melhor adaptação ao novo formato, passou a estabelecer diferentes iniciativas.
Pensando no bem-estar, iniciou uma campanha de empréstimo de cadeiras do escritório, entregues na cada do colaborador que solicitasse. Além disso, a empresa lançou o gympass, voltada a qualidade de vida, e liberou opções de vale-refeição e vale alimentação por conta da nova realidade.
Do ponto de vista da flexibilidade, foi adotado o sistema de ponto por exceção, no qual não o registro de pontos tradicionais e esse é feito apenas quando horas-extras são necessárias. “Esse ponto modelo por exceção também trouxe o protagonismo das pessoas e trazer a leitura do trabalho por resultado e não por carga horária”, explica Bruno Barbuio.
Escritório HM Engenharia – Foto divulgação
Licenças parentais e plano de previdência
Dentro do programa, a empresa também ampliou a licença parental equilibrando com a cultura organizacional. “Entendemos que há sim uma responsabilidade dos primeiros dias é do casal”, comenta o gerente. A licença paternidade passou de cinco para 30 dias e, para as mães, o período de afastamento aumentou de 120 dias para 180 dias. A ampliação ocorreu também para casos de adoção de filhos até um ano.
Além dessa, existe uma opção de licença não remunerada de seis meses. “Eu posso me programar para, se eu tiver algum bônus ou algum valor guardado, ficar seis meses em casa acompanhando o meu filho e o garantimos que na hora da sua volta, a sua vaga está aqui, a empresa não vai te desligar”, explica.
Segundo Bruno Barbuio, o maior impacto positivo observado foi o acompanhamento dos filhos e o equilíbrio com a questão do sistema remoto. “A princípio, o que conseguimos aproximar foi nessa questão de qualidade de vida e do núcleo familiar”, destaca.
Outra grande iniciativa foi a implementação de um novo Plano de Previdência Privada. “Era um programa que estávamos distantes e nós redesenhamos nosso programa de participação nos resultados, antes ele era pautado em outros indicadores”, analisa. Para o profissional, o modelo de remuneração teve reflexos: “As pessoas receberam uma injeção de ânimo para entregar um resultado e já colhemos esses frutos”.
Ciclo de Desenvolvimento
Além das novas práticas, a HM Engenharia adotou um modelo de avaliação de desempenho, o Ciclo de Desenvolvimento. A metodologia utiliza indicadores de todas as áreas para conectar os profissionais aos resultados trimestrais e anuais da organização através de objetivos operacionais e estratégicos. Diferente de outros métodos com entregáveis no ano e que demoram para corrigir a rota, o ciclo novo corrige a rota a cada trimestre.
Assim, é passível o acompanhamento e negociação em todos os níveis da empresa. Uma plataforma possibilita que todas as metas sejam acompanhadas e, para Bruno, isso flexibiliza o processo. Todas as pessoas são incentivadas a dar e pedir feedback em qualquer momento do ciclo. Nesse, os líderes conduzem check-ins (conversas 1:1) com seus liderados para falar sobre o atingimento dos indicadores, carreira, desempenho e para apoiar o desenvolvimento de cada um. Todo fim de trimestre é aplicado uma rápida pesquisa para medir o desempenho e o papel da liderança no período.
O ciclo está em processo de amadurecimento, mas já permite analisar metas e mudanças consideráveis na operação diária. “Eu posso cruzar as minhas metas com a área financeira e junto vamos alavancar algum projeto para dar resultado para companhia”, ressalta. “Deixamos aquele olhar por departamento, um olhar muito obtivo e eu começo a olhar o resultado da empresa como um todo cruzando as metas”, completa.
Olhando adiante
Apesar do pouco tempo, o Pacote Flex Office + recebeu boa aderência por parte dos colaboradores. “Lançamos esse pacote durante a pandemia e vamos sentir agora com as retomadas parciais de escritório, a partir do dia 31 de agosto e depois em outubro”, destaca. Ele afirma que a empresa continuará olhando práticas de mercado e com constante monitoramento das práticas, realizando todas as correções necessárias.
“Podemos ter correção, mas a intenção nossa é sempre ter é o benefício e a qualidade de vida como primeiro lugar porque sabemos que a rotina de trabalho é puxada”, analisa. Além disso, enfatiza que a companhia busca sempre cruzar informações e encontrar meios para sanar pontos acerca da saúde mental, qualidade de vida, programas internos de reconhecimento e outros aspectos.
Para o gerente, é importante realizar a análise do próprio ambiente corporativo. Ressalta a importância de analisar valores da cultura organizacional, modelos, finanças e avaliar a demanda do colaborador. “Escutar o funcionário sempre vai estar no nosso DNA. Eu preciso escutar, porque senão vou trazer alguma prática para cá que não faz sentido. Então pretendemos continuar dessa forma”, finaliza.