Notícias | Gestão de Pessoas

Por Equipe Redatores Potal do Garrett - Publicado em 31 de agosto de 2022

Grupo Protege intensifica ações de gestão de pessoas e de práticas ESG

Empresa de segurança privada investe na capacitação e bem-estar de colaboradores, buscando aprimorar estratégias voltadas ao meio ambiente

Jorge Tavares de Almeida

SÃO PAULO – O Grupo Protege, maior empresa nacional de segurança privada do Brasil, tem ampliado ações voltadas a gestão de pessoas e de práticas ESG.  A estratégia da empresa para reter seus talentos, assegurar uma operação mais responsável e visar o desenvolvimento sustentável dos negócios é uma das prioridades do plano estratégico de 2022.

Com um olhar inovador, a Protege lançou o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. Um projeto totalmente brasileiro, desenvolvido internamente com a participação de especialistas e empresas parceiras. O veículo, além de ter emissão zero de poluentes e uma redução média de 1,4 toneladas de carbono por mês, proporciona maior dirigibilidade, segurança e conforto para a equipe embarcada.

Outro programa em expansão é o Proambiental, que visa elaborar e implementar procedimentos com o objetivo de mitigar os impactos ambientais decorrentes das atividades da empresa. E na área de Gente e Gestão foi colocado em prática, dentro do Programa de Diversidade, iniciativas com a participação de todo o Grupo Protege para incentivar o diálogo e discussões pertinentes ao tema, gerando um ambiente ainda mais inclusivo.

 De pessoas para pessoas

A política de valorização e reconhecimento de pessoas tem como princípio que não basta apenas reconhecer, é preciso recompensar. No Grupo Protege são aplicados os “5 Rs”: Realizar, Reforçar, Recompensar, Reconhecer e Revigorar.  São iniciativas que constituem pilares que norteiam as práticas da companhia para contemplar um ciclo completo aos colaboradores.

“As pesquisas de clima do Grupo Protege revelam que os colaboradores se sentem verdadeiramente protegidos, por uma organização que tem nas pessoas o seu maior capital”, diz Jorge Tavares de Almeida, Diretor de Gente e Gestão do Grupo Protege.

Realizar é embasado no plano de metas para os colaboradores; Reforçar está estruturado no amplo programa de capacitação e educação da empresa; Recompensar traduz o sistema de remuneração e de contrapartidas voltados às entregas; Reconhecer está alinhado à valorização não financeira dos profissionais, com iniciativas de divulgação ampla dos top performances; e Revigorar aborda iniciativas de bem estar e qualidade de vida, no trabalho e pessoal.

Atualmente, a empresa conta com diversos projetos e ações voltadas à comunidade Protege. Entre os destaques estão o Proativo, programa de qualidade de vida, onde os colaboradores são incentivados a desenvolverem hábitos saudáveis, através de participações em eventos esportivos, campanhas, ações e concursos. E a Universidade Corporativa, criada em 2016, para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Mais de 12 mil colaboradores já concluíram pelo menos 1 curso na plataforma online.