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Notícias | Gestão de Pessoas

Por Equipe de Redatores GarrettRH – Publicado em 12 jul 2021

Como manter e disseminar a cultura organizacional no ambiente digital

Mudanças impactaram diretamente nas relações de trabalho, especialistas entregam dicas sobre cultura organizacional no formato on-line.

Os acontecimentos do contexto da pandemia de Covid-19 aceleraram o processo de transformação digital nas empresas. As mudanças impactaram diretamente nas relações de trabalho, restritas ao ambiente digital. Assim, a área de Recursos Humanos precisou lidar com um novo desafio no ambiente corporativo: manter e disseminar a cultura organizacional no formato on-line.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC identificou que a transformação resultou em uma aceleração de dois a três anos nos planos de investimentos em áreas digitais. Pensando em auxiliar os profissionais de RH a lidar com essa realidade, especialistas entregam dicas sobre o assunto.

Lorena Regina Queiroz Lana de Araújo, Gerente do RH da Group Software, comenta que o ambiente organizacional influencia diretamente no desempenho e na satisfação dos colaboradores no dia a dia. Para conciliar trabalho e bem-estar de todos, a empresa atua trazendo a psicologia para dentro da organização. Na plataforma do Group Consultas, o colaborador tem acesso a uma gama de profissionais de diferentes áreas, tudo gratuitamente. “A ideia é o colaborador ter apoio quando precisar e, principalmente, encontrar um ambiente cooperativo humanizado”, reforça Araújo.

Na Allya, em home-office desde o início de março de 2020, a revisão na cultura organizacional foi necessária após a operação aumentar de três cidades para 17 regiões do Brasil. Para Maria Fernanda Meireles, Head de Pessoas e Cultura na Allya, a cultura organizacional é o que diferencia uma empresa da outra, sendo o conjunto de valores, crenças e ações construído por um determinado grupo. Segundo a profissional, a distância física das equipes pode enfraquecer o movimento. Entre as iniciativas recomendadas pela executiva para promover a união entre a equipe estão almoços virtuais, happy hours à distância, sessões motivacionais, webinars e cursos, além de ferramentas que otimizam a comunicação interna.

Lorena Regina Queiroz Lana de Araújo, Gerente do RH da Group Software – Foto divulgação 

Uma alternativa para lidar com os processos digitais e facilitar a comunicação organizacional foi a adoção de vídeos interativos. Com o aumento significativo de reuniões on-line, o trabalho de pontuar estratégias, treinamentos e até mesmo um alinhamento se tornou mais complexo no ambiente corporativo digital. Como solução surgiram os vídeos interativos incorporados ao processo para o contato com a equipe.

Segundo Rodolfo Gomes, cofundador da PPT GO, startup especializada em apresentações de alto impacto e vídeos interativos, a taxa de interação por questionários aumentou em quase 60% com o uso de vídeos interativos. “Utilizar este recurso deu a oportunidade de o departamento de Recursos Humanos conhecer e entender mais os colaboradores, traçando metas e estratégias internas para alcançar seus resultados”, reforça Gomes. Para ele, a interatividade traz humanização e faz com que, por meio do vídeo, o colaborador deixe de ser passivo e se torne um agente ativo no processo de aprendizagem.

Rodolfo Gomes, cofundador da PPT GO – Foto divulgação 

Na ilegra, empresa líder global de Inovação, Design e Software, as transformações digitais exigiram evoluções também na cultura organizacional. Foi preciso facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais. As lideranças adquiriram um papel importante e foi necessário prestar mais atenção nas equipes e manter uma rotina próxima. “Um programa de digital workplace é uma estratégia de negócio que possibilita e incentiva a destreza digital da força de trabalho, por meio de um ambiente envolvente e intuitivo”, resume Caroline Capitani, VP de Design Digital e Inovação na ilegra.

Caroline CapitaniVP de Design Digital e Inovação na ilegra – Foto divulgação 

Com informações da Assessoria de Imprensa