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A proposta do Portal do Garrett é trazer conteúdos atuais e inovadores para, mais do que informar, nutrir o diálogo entre os múltiplos agentes que compõem o universo de profissionais de Recursos Humanos. Pessoas que têm em comum: gostar de gente e direcionar seu conhecimento, criatividade, inovação e empenho no desenvolvimento profissional de pessoas, sem deixar de lado o bem-estar delas, nem a importância que elas têm para os Negócios.
Os indicados ao prêmio dos Notáveis do RH serão anunciados, aos poucos, no decorrer do mês de março, em nosso portal com a publicação de seus perfis e suas reflexões sobre a própria trajetória, o mercado de Recursos Humanos e as expectativas que têm em relação ao futuro do segmento de Gestão de Pessoas e Negócios.
Não deixe de acompanhar nossas próximas publicações sobre os Notáveis do RH. Acredite, será um agradável aprendizado.
In Memoriam
Cineide Jorge – Imagem reprodução de rede social.
Grandes colaboradores na área de Gestão de Pessoas, ambos faleceram em 2020, e serão lembrados na premiação criada pelo jornalista Alexandre Garrett.
Faz parte do DNA de nosso portal a valorização pessoal dos profissionais dos Recursos Humanos e não somente suas iniciativas de valor em suas funções e que fazem diferença na Gestão de Pessoas e de Negócios. Sendo assim, nada mais natural que Alexandre Garrett, Diretor de Conteúdo e CEO do portal, criasse uma premiação já no primeiro ano de existência da plataforma que traz conteúdos atuais e inovadores para discussão e informação aos gestores de Pessoas e Negócios.
Na realidade, o prêmio Notáveis do RH 2021 nasceu simultaneamente à concepção do portal. Os indicados à premiação são profissionais que deram uma grande contribuição ao mercado de Gestão de Pessoas e que ainda militam na área por meio de suas atividades como conselheiros, consultores e prestadores de serviços. A lista dos indicados estará sendo divulgada ao longo deste mês de março.
A primeira edição dos Notáveis do RH prestará homenagem a dois profissionais do segmento que são reconhecidos por sua importância, dedicação e empenho Cineide Jorge e Luiz Ciocchi e que nos deixaram em 2020, ambos por conta de complicações de câncer.
Cineide Jorge, de Belo Horizonte (MG), teve grande influência na área de Gestão de Pessoas. Formada em Pedagogia e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Cineide deu grande contribuição ao RH. Atuou como diretora de Recursos Humanos na RB Serviços e foi vice-presidente de Relacionamento da ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de RH.
Luiz Ciocchi teve uma trajetória profissional única: começou como office boy até chegar a Diretor de RH. Passou por diversas empresas como a Siderúrgica Aços Anhanguera e a Construtora Camargo Corrêa. Em 1993, começou a trilhar seu caminho como empreendedor criando a Ciocchi & Associados, especializada em desenvolvimento de Negócios para empresas de Gestão de Pessoas. Foi ainda dirigente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos e da APARH – Associação Paulista de Recursos Humanos, entidades que ajudou a consolidar e chegou a presidir.
In Memoriam
Luiz Ciocchi – Imagem divulgação
Vanessa Lobato – Imagem divulgação
Vice-presidente de Recursos Humanos do Santander, possui mais de 20 anos de experiência na área, sendo 15 na empresa em que atua hoje. É graduada em administração de empresas pela PUC-MG e em marketing pela UFMG.
Rogério Moraes – Imagem divulgação
Diretor Executivo de RH da Coca-Cola Femsa. Já passou por empresas como Pilkington, EDP, Santander e Consulting House, dentro e fora do Brasil.
Pedro Pittella – Imagem divulgação
Head de Recursos Humanos na Sanofi Brasil. Possui 20 anos de experiência em áreas de negócio e 17 anos de responsabilidades crescentes em RH. Já atuou em parceria com CEOs e times executivos sênior para criação e execução de estratégias organizacionais e de gestão de pessoas. Tem conhecimentos e experiências em desenvolvimento de liderança, gestão de talentos, coaching de líderes, eficácia de equipes, desenho organizacional, mudança de cultura e outras atribuições do setor. Durante a carreira, morou e trabalhou no Brasil, México e Porto Rico. Atuou em empresas americanas e europeias, nas áreas de varejo, serviços financeiros, FMGC, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos.
Pedro Macedo – Imagem divulgação
Vice – presidente de Recursos Humanos na América Latina da Metso Outotec. Desde 2011 na empresa, passou por diferentes setores e níveis dentro da área de recursos humanos. Também atuou na AMP do Brasil, Tyco Electronics, Kromberg & Schubert e Sanmina-SCI.
É formado pela Universidade de Economia e Administração de São Paulo e possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
Paula Jacomo – Imagem divulgação
Paula Jacomo é vice-presidente de recursos humanos para a América Latina da SAP. É formada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) e possui extensão em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva acumula mais de 20 anos de experiência no segmento de RH.
Na empresa desde 2005, quando assumiu o cargo na diretoria de RH da companhia, foi responsável pela gestão de talentos, programas de incentivos, remuneração e benefícios, parcerias, entre outras atividades da área. Ela também passou por empresas como Givaudan e Grupo VR.
Miriam Branco – Imagem divulgação
Diretora Executiva de Recursos Humanos no Hospital Albert Einstein. Atuou também como Gerente de Gestão no setor da instituição e, anteriormente, como Analista de RH no Grupo Pão de Açúcar. Possui formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Harvard T.H. Chan School of Public Health e INSEAD. É Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Marly Vidal – Imagem divulgação
Vidal é Diretora Administrativa e de Pessoas do Sabin Medicina Diagnóstica há 29 anos. É também Diretora ABRH-Brasil, Presidente comitê gestão de pessoas, Amcham-DF e Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. A executiva já recebeu diferentes prêmios e reconhecimentos por atuações no setor de Recursos Humanos como o 1º lugar Categoria Profissional pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do DF em 2003 e 2005 pelo trabalho na área de Gestão de Pessoas.
Possui especializações MBA em Gestão de pessoas pela FGV Brasília DF, MBA Gestão de Negócios ESAD – UFRJ e MBA Gestão Empresarial – Fundação Dom Cabral. É mentora voluntária no projeto “Nós Por Elas”.
Maria Susana de Souza – Imagem divulgação
Vice – presidente de Sustentabilidade, Cultura e Pessoas no setor de recursos humanos na Raia Drogasil. Trabalhou por mais de 10 anos como diretora de RH no Walmart e como Diretora Regional de RH na rede Makro da América do Sul. Possui diferentes formações em Gestão de Pessoas, Administração e Educação Executiva.
Mari Stela F. Ribeiro – Imagem divulgação
Ribeiro é Líder do Pilar étnico racial no setor de Recursos Humanos na Schneider Electric no Brasil. Graduada em Economia e com pós – graduação em Economia e Gestão das relações de trabalho ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recentemente concluiu curso de pós – graduação na mesma instituição sobre Arquitetura da Informação, Agile UX, Projetos em User Experience, Lean UX, Pesquisas e outros.
Atua há mais de 20 anos, sendo 18 anos em posições de gestão e conduzindo projetos e processos em funções de RH. Tem experiências em treinamento e desenvolvimento, sistemas de RH e informação, ações estratégicas, condução de processos, solução de problemas e consultorias. Atuou em lideranças locais e regionais – América do Sul e América Latina. É responsável por programas de Diversidade de Inclusão para América Latina, respondendo pelo grupo de Mulheres, por meio de treinamento e engajamento de todos os colaboradores, em todos os níveis.
Luiza Zequi – Imagem divulgação
Na liderança do setor de Recursos Humanos da Bayer, Zequi possui experiência em posições executivas na LATAM, Cargill, Bunge Brasil, Avon e outras empresas. Formada em Estratégia de RH Global pela Michigan Ross, possui certificações em negócios e estratégias por outras instituições. Em sua carreira, atua em gestão de times tanto no Brasil quanto em países da América Latina, como México, Caribe, Argentina e Paraguai.
Luciane Soares – Imagem divulgação
É diretora de RH da PepsiCo Brasil, com experiência em RH, recrutamento, desenvolvimento de talentos, estratégias, treinamento, coaching, arquitetura organizacional, carreira & sucesso e outros. Há 7 anos na PepsiCo, já atuou também na Avon Cosméticos como Supply Chain e Diretora de RH. Formada em psicologia, possui certificações e formações em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Ecosocial.
Luciana Paganato – Imagem divulgação
É Vice – presidente do setor de Recursos Humanos na Unilever e faz parte da consultoria como conselheira e mentora. Possui mais de 20 anos de experiência em setores diferentes de RH, passando por consultorias e indústrias. Trabalhou em grande parte da carreira com foco organizacional e desenvolvimento de colaboradores. Atuou em empresas como Towers Perrin, ABN AMRO Bank, Citybank e em diferentes níveis do setor de Recursos Humanos na Unilever.
José Ricardo Amaro – Imagem divulgação
José Ricardo Amaro, vem atuando há mais de 20 anos como Diretor de Recursos Humanos. Atualmente é Diretor de RH da Ticket Serviços, do Grupo francês Edenred. Foi Diretor de RH do Grupo ABC de agências de publicidade. Atuou 4 anos como Diretor de RH na Brasil Telecom. Formado em Adm. Empresas pela FAAP e com cursos de extensão na Inglaterra, EUA e Holanda, também atuou por mais de 5 anos na Philips do Brasil, onde foi responsável pela Auditoria Interna da América Latina. Iniciou sua carreira na PwC, como trainee de auditoria. Eleito o melhor Dirigente de RH no Top of Mind de RH 2020, Conselheiro da ABRH-SP, Membro do Comitê de Gestão de Pessoas da AMCHAM e do Grupo G3. Eleito por 7 vezes entre os RHs mais Admirados do Brasil pela Gestão RH. Personagem do Livro “Histórias de Executivos dos RHs Mais Admirados”
Jorge Tavares de Almeida – Imagem divulgação
Luis Gustavo Vitti – Imagem divulgação
Vice-presidente de RH do IFood, Vitti é formado em Física pela Unicamp e em educação executiva na Kellogg School of Management da Northwestern University. Começou a carreira na ALL – América Latina Logística, ainda em 2006. Antes da Foodtech, trabalhava para a Kraft Heinz, empresa em que atuou como VP de People & Performance, desde 2014, e foi responsável pelas regiões América Latina e Ásia-Pacifico, baseado em Singapura.
Em seu LinkedIn, frisa que seu sonho é um país próspero para todos e todas.
Elizabeth Rodrigues – Imagem divulgação
Eduardo Amaral Marques – Imagem divulgação
Diretor Executivo de RH no Grupo Fleury. Possui mais de 20 anos de experiência construída no setor de recursos humanos de muitos segmentos, tendo atuado em empresas como ABB, Unilever, L’oreal, Amcham-Brasil e outras.
Formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Negócios (Business) pela Fundação Dom Cabral, Marques possui conhecimentos e atuação em Supply-Chain, Sustentabilidade e Operações.
FERNANDO VIRIATO – Imagem divulgação
VP de Talento e Cultura da AccorHotels América do Sul e possui mais de 20 anos de experiência no mercado. Desde 1997 atua no grupo AccorHotels, empresa premiada pelo pelo Great Place to Work (GPTW), à frente da área de Recursos Humanos.
É formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem MBA pela Fundação Dom Cabral e Kellog School of Management. Em sua trajetória passou por empresas como Unibanco Seguros e Banco Nacional.
Christian Cetera – Imagem divulgação
Christian Cetera possui experiência de quase 25 anos na função de Recursos Humanos, tendo passado por empresas como Nabisco e especialmente General Electric, onde atuou 20 anos como líder regional em diversas indústrias desde Plásticos de Engenharia, Energia, Aviação, Saúde, e como responsável da área de Educação Corporativa para América Latina.
Em 2018 se incorporou na General Motors como Diretor General de Recursos Humanos para a região Mercosul com o desafio de continuar com o trabalho de desenvolvimento de Capital Humano nessa empresa líder na indústria automobilística.
Ana Márcia Lopes – Imagem divulgação
Vice Presidente de RH, Comunicação Interna e Responsabilidade Social Corporativa (CSR) na Atento. Possui 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de grande porte nos segmentos de Bens de Consumo, Mercado Financeiro e Telecomunicações.
Já atuou em empresas como Alpargatas, ABN AMRO Banco Real, Nortel Networks e Brahma. Acumula também vivências internacionais na América Latina e Europa. Em sua formação possui experiências nacionais e internacionais.
Cláudia Meirelles – Imagem divulgação
Claudia atua na Itaúsa S.A como Head de Recursos Humanos, e é responsável pela área de Gestão de Pessoas. Com mais de 30 anos de experiência em Recursos Humanos, possui visão generalista, abrangendo planejamento estratégico, cultura e mudança organizacional, programas de desenvolvimento e avaliação de talentos e outros. É psicóloga e possui o Certificate of Special Studies in Administration and Management pela Harvard University. Faz parte do conselho consultivo da Associação Comunitária Despertar, ong do 3º setor e é conselheira na Fundação Itaúsa Industrial, Atua como Diretora Executiva para a ABRH SP, é membro do G3, relevante comunidade de VP´s e Diretores de RH e participa de diversas outras comunidades de RH. Claudia também tem forte participação voluntária, com atividades voltadas para aconselhamento profissional e mentoria.
Sérgio Piza – Imagem divulgação
Atualmente, é CHRO no Aché. Desenvolveu sua carreira na Ford, na Mondelez no Brasil e nos Estados Unidos, na Claro, na Contax e na Klabin. É conselheiro no IJC e Membro de Comitê no Tenda Atacado e na Oi. Foi membro de Comitê da Petrobras.
Graduado e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrado executivo pelo Insead em “Consulting and Coaching for Change”. Autor do livro “O enigma da liderança”.
É expert na definição e no desenvolvimento de estratégias de capital humano. Apoia conselhos, líderes e empresas em conduzir transformações culturais e organizacionais, desenvolvimento da liderança, engajamento de talentos, remuneração executiva, avaliação e processo de sucessão.
Fabio Rosé – Imagem divulgação
Fabio Rosé é Diretor Geral de Pessoas e Cultura na Dasa desde janeiro de 2021. Atuou sete anos na L’Oréal, onde ganhou por duas vezes consecutivas o prêmio Top of Mind de RH, na categoria dirigente de RH (2016 e 2017). Passou ainda pela Novartis e BankBoston. Formado em pedagogia, tem especialização em Recursos Humanos pela FGV, em Marketing pela ESPM e Executive Master Degree pela INSEAD.
GIUSEPE GIORGI – Imagem divulgação
Formado em Psicologia na Universidade de São Paulo, atua em Recursos Humanos há 34 anos, sendo 20 em posição C-level. Tem passagem por todos os subsistemas da área ao longo da carreira. Possui MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e experiência internacional na gestão de RH em países como USA, India, China, Polonia, Itália e Argentina. Participa do Grupo Diógenes de Recursos Humanos e tem sido reconhecido por vários anos como um dos RHs mais Admirados do Brasil.
Andre Rapoport – Imagem divulgação
Andre Rapoport, é Executivo de Recursos Humanos, há 20 anos posições de liderança sênior em várias empresas. Suas últimas funções foram de Diretor de Recursos Humanos da Oracle, Vice-Presidente para a América Latina da Sanofi, e Presidente da Right Management no Brasil. Atualmente é Diretor de Recursos Humanos da Danone para a América Latina.
André é economista pela PUC de São Paulo, com mestrado pela FGV/SP e Université Catholique de Louvain, Bélgica. Realizou sua formação em coaching pela Columbia University/US e pela Adigo. É também psicanalista, formado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo.
Rodrigo Ladeira – Imagem divulgação
Rodrigo é um executivo de RH com 25 anos de experiência acumulados em empresas nacionais e multinacionais de grande porte em segmentos variados como Citigroup, TOTVS, Brasil Kirin e Cremer. Em 2018, foi convidado pelo grupo Pátria Investimentos para assumir a diretoria de RH, Gestão & Qualidade da Athena Saúde, investida da área
de saúde com mais de 13 mil colaboradores em todo país, onde segue atualmente. Possui MBA em Qualidade pela USP e é graduado em Psicologia pela UERJ. Sua trajetória tem recebido diversos reconhecimentos na área de RH :Prêmios Destaque RH 2005 e Prêmio
RHs mais admirados durante vários anos consecutivos.
Adriano Lima – Imagem divulgação
CHRO da Minerva Foods, Adriano Lima é um dos profissionais de destaque que integra a lista de indicados à premiação Os Notáveis do RH. Carioca de 54 anos, Lima é psicólogo com MBA pela Universidade de São Paulo e Vanderbilt University, com formação em RH Estratégico Avançado pela Michigan University. É Coach Executivo de CEOs formado pela Columbia University e Conselheiro de Empresas certificado pelo IBGC. Como executivo sênior tem passagens em posições de Liderança Global e América Latina de áreas de Pessoas, Cultura, Estratégia e Atendimento ao Cliente em empresas como Neon, Dasa, Itaú Unibanco e MasterCard. Professor de Gestão de Pessoas do Insper e professor convidado do MBA da FIA/USP.
Alessandra Morrison – Foto Divulgação
Alessandra da Costa Morrison é diretora de Recursos Humanos da Kimberly-Clark Brasil, empresa com mais de quatro mil colaboradores. É responsável pela parceria com as áreas de negócio garantindo os capabilities necessários para a evolução da companhia. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e com MBA pela École des Hautes Études Commerciales (HEC), de Paris. Morrison acumula mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos. Ao longo deste período, passou por grandes empresas como Natura, Credicard, Grupo Pão de Açúcar, Deutsche Bank, Johnson & Johnson e Cia. Hering, nesta última como CHRO.
Ana Lúcia Caltabiano – Foto Divulgação
Executiva Sênior de Recursos Humanos GE Global, Ana Lúcia Caltabiano é graduada pela Fundação Getúlio Vargas. Tem formação pelo Programa Executivo da Kellogg School of Management e certificação em Coaching Executivo na INSEAD. Começou sua carreira na Procter & Gamble e ocupou diversos cargos de liderança regional em RH. Em 1999, juntou‐se a Hewlett Packard em posições de liderança como Diretora em RH para a América Latina e Caribe. Na empresa, liderou a frente de RH América Latina do Projeto de Integração da fusão Compaq/HP. Ingressou na GE em 2009 como Diretora de Recursos Humanos Latam para o Negócio de Energia. Desde 2012, integra a equipe de Desenvolvimento Executivo Corporativo da GE.
Christiane Berlinck – Foto Divulgação
Christiane Berlinck é graduada em Engenharia de Produção na UFRJ, possui MBA em Finanças pela PUC-Rio, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e Curso Executivo pela Singularity University. Berlinck lidera há cinco anos a área de Recursos Humanos na IBM Brasil e há um ano assumiu a missão LATAM. Atua na área de RH desde 2011 e antes da liderança da IBM Brasil foi responsável por áreas na América Latina como Aquisição de Talentos, Business Partner de Serviços de Infraestrutura, Business Partner de Consultoria e aplicações de sistemas. Desenvolveu parte da sua carreira em Finanças e em áreas de negócio ocupando posições de operações em divisões como Banco IBM e segmento de médias empresas.
Clarice Martins Costa – Foto Divulgação
Clarice Martins Costa é psicóloga formada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão de RH pela Fundação Getúlio Vargas e conta com mais de 40 anos de experiência na área de Recursos Humanos, sendo 35 deles em posições de liderança. Desde 1992, desenvolve atividades na Lojas Renner na área de Recursos Humanos. Desde 2007, ocupa o cargo de Diretora de RH, gerindo as áreas de Gente & Desenvolvimento, Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e Sustentabilidade. Desde 2008, é Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner. Foi a primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional RS (2004 a 2006); tendo exercido também a Presidência do Conselho Deliberativo.
Denise Horato – Foto Divulgação
Denise Horato é psicóloga de formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui 20 anos de experiência em gestão de linha de RH e consultoria em empresas multinacionais, incluindo HQ, Regional e Local Operations. Começou sua trajetória profissional como estagiária na Souza Cruz. Logo, passou para a função de Analista de RH. Atuou em diversas corporações como a Gillette, onde participou de um programa de desenvolvimento para jovens talentos em Boston (EUA). Alguns anos depois, surgiu o convite para ingressar na indústria Roche Farmacêutica, em que exerce a função de Diretora de Recursos Humanos. Sua atuação na área, levou a ser uma das indicadas à premiação Notáveis do RH.
Edson Camargo Vieira – Imagem divulgação
Bacharel em Ciências Econômicas e MBA em Gestão de Pessoas, Edson Camargo Vieira tem 35 anos de rica experiência, atuando como gerente de RH em multinacionais (cross cultural, expatriates), start-up Fábrica Coca-Cola (Goiás), fusões e aquisições de empresas. Uma trajetória que teve início nas Fechaduras Brasil, em 1978, e término no Grupo Ecorodovias, em 2013, quando passou a atuar em consultoria própria na Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Executivo de RH, Vieira é consultor e palestrante de destaque em seu segmento, tanto que integra a lista de indicados à premiação Os Notáveis do RH.
Elaine Saad – Acervo pessoal
Durante seus mais de 30 anos de carreira na área de Recursos Humanos, Elaine Saad foi sócia-fundadora de empresa nacional na área de consultoria. Após a aquisição pela Right Management, permaneceu por mais doze anos na mesma empresa como executiva, gerente geral do Brasil e América Latina. Em 2012, foi convidada a fazer o start up, no Brasil, da inglesa YSC, uma consultoria de presença global. Atuou por 15 anos na ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, na qual foi presidente da ABRH-SP e da ABRH-Brasil. Graduada em Psicologia e com pós-graduação em Administração de Empresas, foi convidada pela Academia Europeia da Alta Gestão para receber o título de executiva de honra, em 2019.
Eunice Rios – Foto acervo pessoal
Eunice Rios é psicóloga com especialização em Administração de RH pela Fundação Getúlio Vargas; Gestão de Negócios in Company pela Fundação Dom Cabral e formação de líderes pela Esade – Espanha. Ocupou posição de Diretoria Estatutária e Membro de Conselho de Administração. Atuou em diferentes segmentos como varejo, energia, setor imobiliário e de shopping center, indústrias de autopeças e equipamentos agrícolas, aeronáutica e têxtil. Desenvolveu carreira nas seguintes empresas: Grupo Pão de Açúcar, Iochpe-Maxion, Embraer, Grupo Vicunha, Endesa, JHSF e Neoenergia. Sua atuação no segmento faz com que seja sempre reconhecida por seu pares, como no caso da indicação à premiação Notáveis do RH.
Felipe Westin – Acervo pessoal
Felipe Westin é formado em Economia e com MBA em RH pela USP e possui especialização em RH Estratégico pela Illinois University. Desde 2010, está à frente da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas que tem como foco principal o desenvolvimento de executivos em seu papel de líder. Ao longo de quase cinco décadas, teve atuação expressiva em empresas como a Dow Química, Alcoa, Bristol Myers Squibb, Braskem, Rigth Management e a Monsanto, onde foi Diretor de RH para a América Latina Norte e para a área de Tecnologia; ambas as experiências nos Estados Unidos. Westin foi Presidente do Conselho e Diretor Executivo da ABRH-SP e é Conselheiro Vitalício da associação.
Fernando Tadeu Perez – Imagem divulgação
Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul por oito anos e Diretor Executivo de RH do Conglomerado Itaú por sete anos, Fernando Tadeu Perez participou por 15 anos consecutivos de boards de grandes corporações nacionais e multinacionais. Atualmente, lidera a Consultoria FPEREZ – Pessoas: Estratégia e Gestão. É Administrador de Empresas com MBA pelo Insead – The European Institute of Business Administration. Conselheiro de Administração Certificado IBGC. Autor de A Coragem de Decidir – Uma jornada em diferentes culturas organizacionais (Ed. Cultura), que apresenta a importância estratégica de Recursos Humanos e narra sua experiência profissional em diversas corporações.
Giovane Reus Nichele da Costa – Imagem divulgação
Giovane Reus Nichele da Costa é advogado com formação pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Seu profundo conhecimento como administrador na área de Recursos Humanos foi forjado por sua experiência profissional em distintos segmentos de Negócios e em reconhecidas escolas no Brasil e no exterior, como a Fundação Dom Cabral, ISE/IESE e Stanford. Em 1986, Costa iniciou sua carreira em RH, tendo trabalhado, em sua jornada, como Diretor e Vice-Presidente de RH de grandes empresas como Walmart, GVT, Vivo e TIM. Atualmente. é CHRO para a Oncoclínicas, empresa que é referência no Brasil e no mundo no tratamento de câncer.
Glaucimar Peticov – Foto divulgação
Glaucimar Peticov é Diretora Executiva Adjunta do Bradesco, respondendo pela Universidade Corporativa Bradesco (UNIBRAD) e pelas áreas de Recursos Humanos, Compras, Ouvidoria e Compliance. Formada em Psicologia pela Universidade São Marcos com Pós-Graduação em Administração de RH pela FAAP, tendo participado de vários programas executivos no Brasil e no exterior. Iniciou a carreira em 1984, no Banco Econômico, com trajetória nos vários ambientes de RH no setor financeiro. É também PMO Corporativo, Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco e Diretora Secretária do SINDICREFI – Sindicato das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento do Estado de São Paulo, entre outras funções.
Majo Campos – Foto Divulgação
Graduada em Psicologia, pós-graduada em Recursos Humanos pela Faap e especialização de RH pela Getúlio Vargas, Majo Campos possui mais de 30 anos de experiência na área. Formada em condução de grupos e diagnóstico empresarial pela Sociedade Brasileira em Dinâmica de Grupo. Participou de vários projetos locais e globais na área de Desenvolvimento Organizacional, com ênfase em cultura e programas de liderança, sucessão, jornada digitalizada do candidato e diversidade. Acumula passagens pela Atento, ABN AMRO Real, BCN e Banco Nacional. Atualmente, é VP responsável pela Área de Gente, Gestão e Diversidade no Hapvida, desenvolvendo projetos que apoiam a estratégia de crescimento da organização.
Milton Pereira – Acervo pessoal
Jornalista com especialização em Administração de Empresas, Milton Pereira é um dos profissionais de destaque da área de Recursos Humanos que integra a lista de indicados à premiação Os Notáveis do RH. Mineiro de Carmo do Rio Claro, Pereira tem mais de 30 anos como executivo de grandes empresas como Itaú e Serasa. Aliás, com sua equipe de líderes na Serasa, escreveu Trabalho com Significado, destacando toda a filosofia de Gestão de Pessoas da empresa, detalhando práticas implantadas (Ed. Qualitymark, 2012). É coautor dos livros Laboratório de Habilidades Gerenciais e Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. Atua hoje como palestrante/consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.
Moacy Freitas – Imagem divulgação
Diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura há nove anos, Moacy Freitas tem mais de 30 anos de experiência profissional. Graduado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga (SP), com Mestrado em Controladoria pela PUC-SP e MBA em Finanças pelo IBMEC, além de Especialização em Direito Tributário pela Facinter e Direito Econômico Empresarial pela FGV. Freitas ingressou na Baterias Moura como mecanógrafo, em 1985. Passou por diversas funções e áreas da empresa, como Controladoria, Jurídico, Fiscal Tributário e Auditoria Interna, até assumir o cargo de Diretor há treze anos. Sua trajetória singular fez com que tivesse amplo conhecimento na Gestão de Pessoas e também do Negócio.
Raimundo Ramos – Imagem divulgação
Sócio-fundador da Taion Consultoria, Raimundo Ramos é palestrante, facilitador e consultor na área de gestão e cultura organizacional. Atuou em RH em posição C-level em grandes companhias multinacionais de diferentes segmentos. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, tem especialização em Administração de Empresas pela FIA-USP e Fundação Getúlio Vargas. É pós-graduado em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Educação executiva em RH pela Universidade de Michigan e Master in Project Management pela The George Washington University. É professor convidado da FIA-USP e Fundação Dom Cabral em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento humano e organizacional.
Sara Behmer – Imagem divulgação
Sara Behmer é mestre em Administração pela PUC-SP e licenciada em Psicologia Organizacional pela Universidade Paulista. É pós-graduada pela AMANA-KEY, Universidade de Berkeley, UCLA, Chapel Hill e Fundação Dom Cabral-KELLOGG. Foi Vice-Presidente de RH da AVON Brasil e diretora de RH da AMP do Brasil, MWM Motores Diesel e Ticket Serviços. Teve grande exposição internacional atuando em projetos na Europa, Ásia, EUA e América Latina. Em 2014, fundou a BLUE Treinamento e Desenvolvimento – BLUE T&D. Foi Presidente do Comitê de Pessoas da Câmara Americana – AMCHAM. É Conselheira da Câmara Francesa de São Paulo – CCFB e Coordenadora da Comissão de Educação Superior e Executiva da entidade.
Theunis Marinho – Foto Divulgação
Executivo de trajetória singular, Theunis Marinho presidiu a Bayer Polímeros S.A. (Brasil) e foi Diretor Geral América Latina para a Divisão de Plásticos de Engenharia do Grupo Bayer. Conselheiro de Administração e Consultivo, certificado pelo IBGC. Atualmente, é presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo e membro de conselhos de administração e consultivos de empresas, além de coach e mentor de jovens CEOs. É Conselheiro Consultivo do CIEE. Em 2016, publicou o livro Sonhar Alto, Pensar Grande – Lições de um brasileiro que enfrentou obstáculos e tornou-se presidente de uma multinacional, pela Editora Gente, best-seller que já está em sua 8ª edição.
Veronika Falconer – Foto Divulgação
Veronika Falconer é uma Executiva Sênior com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento & Seleção, Remuneração & Benefícios, Gestão de Talentos, Pesquisas de Satisfação, Sistemas de Informação, Planejamento e Desenvolvimento Organizacional entre outras. Foi Diretora Executiva de RH, Comunicação e Administração para o Brasil e LATAM da Takeda Pharmaceutical, atuando em estreita parceria com as Áreas de Negócios e conduzindo o processo de transformação da empresa de 239 anos, conquistando reconhecimentos de mercado como Top Employers, GPTW, Melhores Empresas para Trabalhar e realização de integrações e desinvestimentos.
Vicente Teixeira – Foto divulgação
Vicente Teixeira é graduado em Comunicação – Publicidade e Propaganda, Mestre em Administração, MBA Executivo, especialização em Desenvolvimento de Estratégias de RH na South California University. Ocupou na Bunge New York, a posição de CHRO – Chief Human Resources Officer, como Head Global de RH e Comunicação Corporativa e Membro do Executive Committe da empresa. Foi Diretor de RH e Comunicação Corporativa para a América Latina na Dow Química e membro da Dow HR Global Leadership Committe. Na Union Carbide, foi Diretor de Recursos Humanos & Administração para América Latina e África do Sul. Foi também Vice-Presidente de Recursos Humanos e de Qualidade & Reengenharia do Citibank Brasil.
Wagner Brunini – Foto divulgação
Diretor Executivo da BRUNINI – Recursos Humanos, Wagner Brunini tem experiência de mais de 50 anos em RH adquirida em empresas de grande porte como Ford, Henkel e BASF. Iniciou sua trajetória de 32 anos na BASF como Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento. Depois, assumiu a Gerência de Treinamento & Desenvolvimento e em seguida, foi promovido a Diretor de RH Brasil. Sendo nomeado depois Diretor de RH para América do Sul. Foi Presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo no triênio 2010/2012 e Vice-Presidente Financeiro da ABRH – Brasil, no triênio 2016/2018. Professor na FIA da disciplina Gestão de Pessoas nas Organizações – MBA Gestão Empresarial.
Walter Sigollo – Foto Acervo Pessoal
Walter Sigollo é Administrador de Empresas, com cursos de pós-graduação e especialização em Administração. Na Sabesp, ocupou o cargo de Superintendente de Recursos Humanos. Foi presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional de São Paulo e vice-presidente da Associação Nacional. Também foi conselheiro do Conselho Federal de Administração. Atuou ainda como Conselheiro, Vice e Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo. Hoje, é Presidente da Sabesprev, entidade fechada de Previdência Complementar dos empregados da Sabesp; instituição em que já havia ocupado as funções de Diretor Administrativo, Conselheiro e Presidente do Conselho Deliberativo.