Pesquisa feita pela startup Extractify com a metodologia ‘web scrapping’ revela ainda que 25% dos trabalhadores estão insatisfeitos com a liderança e a gestão
Um ambiente muitas vezes tóxico, com excesso de cobrança por metas extremamente agressivas. Essa é a definição mais recorrente sobre o dia a dia de trabalho nas cinco maiores instituições financeiras brasileiras, segundo uma pesquisa feita pela Extractify, startup especializada na extração e análise de dados que utiliza a Inteligência Artificial para gerar insights. O levantamento revelou que 40% dos trabalhadores destas organizações se consideram estressados.
O estudo teve como metodologia a raspagem de dados (‘web scrapping’) e foi aplicado junto a 500 pessoas entre funcionários e ex-funcionários dos bancos que utilizam a plataforma Glassdoor, empresa considerada líder mundial em insights sobre empregos e empresas.
O fundador da Extractify, Paulo Silva, explicou que a startup permaneceu durante duas semanas aplicando sua ferramenta de extração de dados junto aos usuários da Glassdoor até chegar ao total de 500 reviews. A partir daí, com uso de Inteligência Artificial apoiada por uma tecnologia semelhante ao ChatGPT, foi possível chegar aos sentimentos reais destes profissionais. “As conclusões servem como um ponto de atenção para essas instituições que movimentam volumes tão significativos de recursos financeiros e, no entanto, têm gerado sensações preocupantes em sua própria força de trabalho”, diz.
Além do estresse pelas metas, a pesquisa mostrou que 25% dos trabalhadores destas grandes marcas estão insatisfeitos com a liderança e a gestão das organizações onde trabalham. Segundo Silva, entre as principais reclamações encontradas, se destaca a percepção de que a liderança é muito focada em resultados e não tem um olhar empático pelas pessoas. “Este tipo de comentário indica que a liderança não está prestando atenção às necessidades e preocupações dos funcionários, focando apenas nos resultados”, completa o executivo.
Falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento foi o sentimento mais comum para 20% dos reviews, enquanto 10% deles reclamaram do excesso de burocracia e processos ineficientes. Por fim, 5% dos trabalhadores do ecossistema financeiro demonstraram desconforto pela falta de incentivo à educação e desenvolvimento profissional.
Resposta tecnológica
Utilizando como base os dados de um trabalho produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), que compõe o relatório Future of Jobs, o fundador da edtech Beedoo, plataforma de comunicação e capacitação para equipes operacionais, Álvaro Manzione, acrescenta que, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de uma nova requalificação a cada seis meses. Ele acrescenta que a startup já investiu mais de R$ 5 milhões em pesquisa e desenvolvimento, incluindo um data lake para fornecer ao algoritmo BeeAi, desenvolvido pela empresa, as informações necessárias para transformar o comportamento e o desempenho dos colaboradores em dados relevantes para a gestão.
“A cada dia os gestores de RH terão menos condições de fazer treinamentos e capacitações de forma personalizada porque é uma quantidade muito grande de informações. Com a ajuda da inteligência artificial, as informações fornecidas são muito precisas e a recomendação de conteúdos bem mais assertiva e automática, sem a necessidade de intervenção humana”, diz
Incentivos flexíveis
O CEO da Incentivar, primeira plataforma SaaS especializada em incentivos inteligentes do Brasil, Rodolfo Carvalho, afirma que manter os times devidamente motivados e focados nas metas traçadas é uma das maiores dores das empresas. “Proporcionar ao trabalhador uma contrapartida o recompensando por seu desempenho é mais produtivo e menos prejudicial do que a cobrança excessiva apenas pela cobrança”, aponta.
Segundo ele, esta visão tem levado ao desenvolvimento de softwares e aplicativos modernos para oferta e gestão de incentivos flexíveis, baseados no sistema de cumprimento de metas e recompensas. “Se, hipoteticamente, a motivação de grande parte dos colaboradores envolve questões salariais, oferecer incentivos financeiros para que eles cumpram as metas no prazo estipulado se mostra um caminho efetivo. Quando as questões familiares, por exemplo, são os principais aspectos que norteiam determinados indivíduos, por que não oferecer experiências que podem ser usufruídas em conjunto?”, questiona.
Sobre a Extractify
Criada no segundo semestre de 2022, a Extractify é uma startup especializada na extração e análise de dados que utiliza a inteligência artificial para gerar insights. Ela chegou ao final do mesmo ano com quatro clientes e durante os primeiros dois meses de 2023 já acumulou outras dez marcas em fases avançadas de negociação em seu pipeline de vendas, podendo dobrar a carteira antes mesmo do seu primeiro aniversário. Este desempenho reflete o crescimento no Brasil da chamada ‘Web Scrapping’, tecnologia que permite às empresas reunirem todas as informações públicas relevantes de que precisam para tomar decisões. A Extractify desenvolveu uma plataforma que facilita e traz agilidade para a criação dos robôs necessários para a realização dessa tarefa. Para saber mais acesse: Link
Sobre a Beedoo
Beedoo AI Learning é a maior plataforma da América Latina para comunicação, capacitação, e engajamento de equipes de atendimento, de campo e da indústria. Com base no BeeAi, a mais avançada solução de inteligência artificial do setor, a empresa disponibiliza aos seus parceiros dados estratégicos e insights como indicadores de desempenho em tempo real e sugere conteúdos individualizados para atender às necessidades específicas que auxiliam no desenvolvimento profissional de cada usuário. Atualmente o Beedoo tem como clientes mais de 300 empresas dos mais variados segmentos em mais de dez países (Brasil, EUA, Europa e América Latina). Ao todo, estes parceiros somam mais de 300 mil usuários. Para saber mais acesse: Link
Sobre a Incentivar
A Incentivar é a primeira plataforma SaaS especializada em incentivos inteligentes do Brasil. Suas soluções baseadas em dados ajudam empresas a tomarem decisões estratégicas voltadas a destravar o potencial e a eficiência de suas equipes.
Fundada há dez anos e membro do ecossistema de startups Cubo Itaú desde 2019, a Incentivar possui em uma carteira com mais de 50 clientes incluindo marcas líderes globais em seus segmentos como Coca-Cola Femsa, iFood, Wizard, Remax, Hypera, Marilan entre outras.