Imagem da primeira edição do programa. Estudante no ateliê de Isaac Silva.
Inscrições podem ser realizadas até dia 09 de junho; iniciativa faz parte do edital Meu Primeiro Corre na Moda e o projeto atenderá estudantes para primeira experiência de trabalho.
O Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, convoca estudantes de moda, sem experiências anteriores, das regiões Sudeste do Brasil para participarem do Meu Primeiro Corre na Moda, iniciativa do Programa de Empregabilidade da organização que tem como objetivo fomentar oportunidades para jovens negros e indígenas, de 16 a 29 anos, que almejam construir ou desenvolver sua carreira no segmento. As marcas selecionadas neste ano foram Lucas Leão, do Rio de Janeiro; Not Equal, de Belo Horizonte; e João Pimenta, de São Paulo.
Para Juliana Cristina, estudante que participou da primeira edição do em 2022, o programa é um espaço para colocar em prática os conceitos aprendidos durante a formação. “O programa Meu Primeiro Corre na Moda foi importante pra mim porque é muito diferente quando você sai da sala de aula e vai para a vida real testar seus conhecimentos. Além disso, ainda conheci profissionais da área, designers e costureiras, mulheres potentes e inteligentíssimas, que me inspiraram e puderam trocar experiências comigo”.
Assim como na primeira edição, a marca que receberá o estudante, selecionada em edital anterior, será responsável por mentoreá-lo em atividades com carga horária de 30 horas semanais durante quatro meses. Nesta experiência, o Instituto C&A custeará a bolsa de experimentação profissional do estudante no valor de R$ 1.300,00 e o auxílio-alimentação de R$25,00, enquanto a marca deverá se comprometer a custear o valor do transporte utilizado para atividades presenciais.
A iniciativa tem o propósito de ampliar as perspectivas daqueles que sonham em ingressar na área, como aponta o Diretor Executivo do Instituto C&A, Gustavo Narciso: “Nós sabemos como é difícil iniciar e construir uma carreira sólida dentro da moda. Sendo assim, queremos que essa plataforma atue como uma facilitadora para novos talentos, essenciais para uma efetiva transformação no segmento. Por isso, contamos com a parceria de marcas de moda que fomentam a diversidade e inclusão no segmento”, comenta.
Os requisitos necessários para os estudantes se inscreverem no programa são: morar na cidade da marca; ser negro ou indígena; ter entre 16 e 29 anos; não ter experiência formal com o trabalho de moda; cursar técnico, tecnólogo ou graduação em cursos relacionados à modas. As inscrições acontecem até o dia 9 de junho, no site do Instituto C&A.
Minha Carreira na Moda
Pela plataforma do Minha Carreira na Moda, os interessados também poderão acessar conteúdos gratuitos de preparação para o mercado de trabalho, desde informações básicas até as mais gerais como depoimentos de profissionais do segmento. Também haverá uma seção destinada especialmente ao tema carreira, que reunirá todas as possibilidades dentro do mundo da moda, pré-requisitos necessários para o ingresso em cada segmento e vídeos explicativos sobre as atividades.
O projeto é uma iniciativa que faz parte do pilar de Empregabilidade, recentemente lançado pelo Instituto C&A e tem o propósito de ampliar as perspectivas daqueles que sonham em ingressar na área.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Empreendedorismo e Empregabilidade, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise. Saiba mais no site.