Inovação na avaliação de competências comportamentais:
Maria do Carmo Melo e Denise Machado, da D+ Soluções, grupo MaDe Up, estão revolucionando o mercado de seleção, desenvolvimento e promoção das pessoas nas organizações. Deloun foi o nome escolhido para a startup que abriga o desenvolvimento de uma IA para atuar na Experiência de Simulação Comportamental (ESC), metodologia empregada pelas empresárias, com exclusividade no Brasil. Deloun é uma palavra grega que significa “revelar”, “trazer à tona”.
Recentemente, com apoio do Portal do Garrett, foi feita uma sondagem de opinião com profissionais de RH, com o objetivo de avaliar a percepção de valor sobre essa nova versão de aplicação da ESC. Os resultados foram animadores e indicam que as organizações e o RH estão prontos para abraçar essa inovação.
A importância da ESC
Historicamente, ambientes de trabalho afetados por baixa autonomia, desempenho insatisfatório e conflitos entre equipes geram custos elevados com substituição constante de funcionários e treinamento. A ESC é projetada para eliminar esses problemas, proporcionando uma avaliação objetiva e precisa, que revela se o candidato apresenta as competências comportamentais desejadas para contribuir de forma positiva no sucesso da organização. Seja na seleção de novos talentos, no desenvolvimento no cargo ou na promoção interna em programas de sucessão, a ESC oferece uma solução estratégica para a construção de equipes mais eficazes e o cumprimento das prioridades estratégicas da empresa; redução de custos com turnover e jornadas de carreira exitosas.
O papel da IA na ESC
A ESC é uma ferramenta já consolidada em duas versões de aplicação pela D+ Gestão e Talentos — presencial e online.
A grande novidade é que, com o apoio de inteligência artificial, será possível uma terceira modalidade de realização das interações durante o dia de trabalho simulado, tornando o processo mais ágil, garantindo que a organização possa aplicar a ESC simultaneamente em inúmeros candidatos, de diferentes unidades de negócios, no Brasil e no mundo. Pense em aplicar a ESC em 80 ou 800 ou 8000 candidatos a uma posição gerencial, por exemplo!
A ideia da Deloun é disponibilizar os relatórios com os resultados da ESC em até 3 dias, com a mesma garantia de precisão na avaliação que a D+ oferece, hoje, ou seja, mínimo 90% de probabilidade de que os candidatos apresentem, no trabalho real, as competências que demonstram durante o dia de simulação.
Importante ressaltar que o olhar humano sobre as pessoas que passarem pela nova versão de aplicação da ESC com IA será preponderante no processo de avaliação das simulações, em uma integração exitosa entre algoritmo e a expertise dos avaliadores da Deloun. Nossos especialistas continuarão sendo responsáveis por todas as fases de aplicação e avaliação da ESC, entrega de resultados e apoio às decisões do RH e líderes das organizações clientes. Eles ajudarão na identificação das competências a serem avaliadas, na definição do ambiente de simulação necessário e análise dos resultados obtidos pelos candidatos. A IA, portanto, surge como uma ferramenta de suporte, sem substituir o papel crítico da expertise humana.
Detalhes da pesquisa e informações em primeira mão sobre a inovação que está sendo desenvolvida pela Deloun e irá revolucionar os processos de seleção nas organizações, serão declarados a partir do dia 26 de novembro.