Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

IAB Brasil lança Guia de Acessibilidade para Conteúdo Digital com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão na publicidade

10

Material elaborado em parceria com a Sondery traz conceitos sobre diversidade, deficiência e capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias mais.

IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, anuncia o lançamento do “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital”. O material, elaborado em parceria com a Sondery, consultoria de acessibilidade criativa para projetos e campanhas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência, tem como objetivo fornecer orientações sobre práticas inclusivas e acessíveis no digital para profissionais e marcas do segmento.  

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência. Mesmo assim, a representatividade e o atendimento a essa parcela da população ainda carecem de adequação e reconhecimento em diversas esferas, incluindo o desenvolvimento de produtos, serviços, conteúdos e campanhas publicitárias. 

O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital” aborda aspectos fundamentais sobre esse assunto, desde conceitos sobre diversidade e deficiência, até ações para combater o capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias.  

“O lançamento do Guia em parceria com o IAB Brasil é um importante avanço dentro do nosso setor. Acompanhamos diariamente o quanto a falta de acessibilidade ainda está presente na publicidade digital. Com esse documento, queremos incentivar e mostrar que é possível – e necessário – oferecer um ambiente digital acessível para todas as pessoas”, comenta Ana Clara Schneider, fundadora e diretora executiva da Sondery e presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão do IAB Brasil.  

Além disso, o material destaca os três pilares essenciais para tornar um conteúdo digital mais acessível, sendo eles: audiodescrição, tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas. Esses recursos, quando aplicados desde a concepção do conteúdo, garantem a entrega de informações com qualidade e acessibilidade a um público mais amplo, abrangendo pessoas com deficiência visual, auditiva ou outras necessidades específicas.  

O documento também oferece insights para a criação de peças publicitárias acessíveis, incentivando o uso de recursos integrados organicamente ao conteúdo e destacando a importância de fatores como a quantidade e velocidade da fala, enquadramento de cena, trilha sonora, animações e motion para garantir a efetividade dessas práticas.  

O Guia é voltado para profissionais de marketing, publicidade, comunicação e todos que buscam construir um ambiente digital mais inclusivo e diverso.  

O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo Digital” está disponível na íntegra no site do IAB Brasil.  

 

## 

Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau – Brasil) – IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Integra uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Em 2023, comemora 25 anos de atuação no Brasil ao lado de mais de 200 associados, representantes das principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e consultorias. Para mais informações, clique aqui

Sobre a Sondery – Lançada em 2017, a Sondery surgiu com o objetivo de diminuir a falta de acessibilidade e representatividade de pessoas com deficiências na comunicação. Como consultoria de acessibilidade para projetos e campanhas, a Sondery conecta os conceitos e aplicações do Design Universal com as possibilidades criativas da publicidade para criar uma comunicação de fato inclusiva e acessível para pessoas com deficiência. Com clientes como Google/Youtube, Uber, Burger King, Lacta, Vivo, entre outros, a consultoria oferece serviços de pesquisas, diagnósticos de acessibilidade, orientação e validação de materiais, produção de recursos de acessibilidade comunicacional, adaptação de conteúdo para acessibilidade digital, palestras e treinamentos. 

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *