25 fev 2021
Quando fiz a escolha pela faculdade de Jornalismo já tinha a perfeita noção que precisa gostar de ler e escrever e ter uma boa escuta para ouvir histórias e saber contá-las depois. Já gostava do mundo da Literatura e do jornalismo televisivo e radiofônico.
Era década de setenta e o Brasil vivia ainda em plena ditatura militar. Já era claro que não se podia escrever o que queria e especialmente criticar os militares. Passei pela faculdade e com alguns anos de jornalismo econômico fui aprendendo a lidar com as diversas faces da realidade da sociedade brasileira. Acabei por ter a oportunidade de viver vários anos na França sob a égide do socialismo de François Mitterrand , enquanto o Brasil patinava na sua abertura política que culminou com a chegada e a morte do Tancredo Neves (após bem-sucedida campanha das diretas já) . Vieram presidentes como José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Melo, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Terminamos pelo exercício caótico e minguado de Michel Temer e a ascensão de
Jair Bolsonaro.
Tivemos um retrocesso enorme para o país que aprendia a conquistar a democracia e passamos a reconviver com os militares no poder. As instituições, neste período, se viram no dever de ressignificar o papel do Judiciário e do Legislativo. O Supremo Tribunal Federal – STF ganhou força em decisões de quase impasse entre Executivo, Legislativo e mesmo com o Judiciário. Atônitos assistimos a um país paralisado pela pandemia da Covid-19, a uma economia que não cresce e ao aumento do empobrecimento da população, até mesmo da classe média, que está vendo seus empregos serem consumidos pela crise política e econômica.
Não sabemos até quando tudo isso vai durar, mas temos que continuar com otimismo e torcer para um dia o país voltar aos trilhos.
Próximas eleições de 2022? Outra década que virá após o apocalipse de votos maus direcionados a vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidentes da República.
Quiçá a história possa mudar e possamos contar novos capítulos de um país vibrante e ansioso por dias melhores.
Alexandre Garrett
Especialista em RH, Psicólogo, Ph.D. em Ciência da Informação pela Universidade de Paris e fundador do Portal do Garrett
ALEXANDRE GARRETT – Foto Divulgação