Equipe ROBOFEI busca bicampeonato mundial de robótica na França 

 Equipe ROBOFEI busca bicampeonato mundial de robótica na França 

Em 2022, o time de robótica da FEI foi campeão mundial no campeonato que ocorreu na Tailândia, vencendo a categoria At_Home 

A equipe ROBOFEI está em busca de um novo título mundial. Os alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) representarão o Brasil na RoboCup World Competition que, neste ano, está acontecendo em Bordeaux, na França. Nesta etapa, os estudantes enfrentarão, aproximadamente, outras 49 equipes de instituições internacionais. Na competição, a equipe ROBOFEI enfrentará desafios com atividades domésticas preparadas para as categorias de robôs de serviços – At_home, e partidas de futebol nas categorias de robôs small size e humanoides.

 

“A cada ano nós buscamos aprimorar nossas técnicas, equipamentos e estratégias para as competições. Precisamos mostrar que evoluímos com os nossos robôs. Na categoria At_home, nós conseguimos fazer novas tarefas, já no Small Size nós temos novos robôs, programados para fazerem outros tipos de jogadas, passes e chutes diferentes do que nós tínhamos antes. Já na categoria de robôs humanoides, nós percebemos que o robô já está maior, está crescendo e, em uma competição, fazer com que ele fique de pé e mantenha o equilíbrio é muito mais difícil quando comparamos com robôs menores”, explicou o Vice-reitor da FEI e coordenador do curso de engenharia de robôs, Flávio Tonidandel.

 

A equipe ROBOFEI, que já é reconhecida mundialmente pela conquista do título da RoboCup de 2022, que aconteceu na Tailândia, neste ano, enfrentará uma série de novos desafios. Na lista, estão as tarefas que deverão ser executadas pela Robô Hera, da categoria At_Home. Na RoboCup 2023, os robôs de serviços precisarão auxiliar uma pessoa no preparo de uma receita. Durante a tarefa, a robô poderá ajudar a pegar e recolher objetos na cozinha, auxiliar na escolha dos ingredientes, pesquisar a receita na internet, interagir com a pessoa presente no local e, a cada tarefa executada, será realizada uma somatória de pontuações.

 

A cada ano, a organização da RoboCup avalia o desempenho e a evolução das equipes participantes, tornando as tarefas mais complexas e exigindo mais precisão na elaboração das estratégias. São aprendizados e experiências que contribuem para um grande amadurecimento dos alunos.

 

Sobre a FEI  

 

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.   

 

A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.  

 

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.  

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *