Empreendedorismo feminino: 6 ações para uma marca pessoal de sucesso

Clara do Vale dá orientações de como se posicionar no mercado e fortalecer a imagem pessoal

As mulheres desempenham um papel crucial e cada vez mais proeminente no mundo dos negócios. Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo na presença feminina em diversos setores, demonstrando talento, liderança e habilidades empreendedoras. Essa ascensão, não apenas reflete a evolução dos valores sociais, mas também ressalta a importância da diversidade nos ambientes corporativos.

De acordo com um estudo do Sebrae, a partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento: 10,3 milhões. O número histórico, que representa 34,4%, engloba mulheres que atuam como empregadoras ou que trabalham por conta própria, mesmo que não possuam CNPJ. No entanto, os homens ainda representam a maior fatia como donos de negócios: 65,6% do total.

A especialista em posicionamento Premium para marcas pessoais e negócios, Clara do Vale, afirma que movimentos que encorajam e dão estrutura ao empreendedorismo feminino desempenham um papel fundamental na busca contínua pelo avanço deste mercado. “A criação e expansão de grupos de negócios femininos, o acesso a mentoras e empresárias brasileiras relevantes no que fazem e a participação ativa em eventos nessa temática são ferramentas importantíssimas para impulsionar as mulheres e ajudá-las a se destacarem nos negócios. É preciso que elas estejam seguras pessoalmente, saudáveis fisicamente, integradas a grupos de negócios que sejam nobres e partilhem boas estratégias, e convictas dos seus produtos e serviços para começar a trilhar este caminho de sucesso. Só é possível a uma empreendedora construir a própria riqueza tendo algum contato com referências, mesmo que on-line. Os melhores projetos nascem das boas trocas, o verdadeiro sucesso nunca é solitário“, comenta.

Há mais de 16 anos no ramo, com alunas em mais de 60 países, Clara, que veio da periferia do Nordeste e já faturou mais de 15 milhões de reais nos últimos 3 anos com sua empresa, prepara mulheres para o mundo corporativo por meio de suas imersões presenciais, programas online e palestras pelo Brasil e fora. Empenhada na causa feminina, a profissional separou 6 ações imprescindíveis para quem deseja se posicionar no mercado de modo Premium e conquistar uma imagem de sucesso, por meio do empreendedorismo.   

 

Confira:

1- Aprender a honrar a própria jornada

Sempre tem uma história admirável por trás de uma grande mulher. Reconhecer e valorizar o percurso é o primeiro passo para o sucesso. Aceitar as origens, as experiências, os desafios e as conquistas, como parte integral do crescimento, incentiva a autoconfiança e a compreensão de que cada passo, mesmo os “em falso”, contribuíram para o desenvolvimento e a construção da identidade. Ao honrar a própria jornada, as mulheres podem cultivar uma postura firme e encontrar significado nas diferentes fases da vida, promovendo um maior equilíbrio emocional e bem-estar, além de se conectar verdadeiramente com quem está do outro lado.

 

2- Se portar como uma líder

A ação envolve em adotar características e comportamentos que inspiram e influenciam positivamente as outras pessoas. Uma verdadeira líder não tem medo de falar, de apresentar a sua marca, seus preços, de ter voz ativa, de se posicionar. Uma líder dialoga com propriedade e domina o seu produto com confiança e conhecimento.

 

3- Alinhar postura com imagem

Consiste em tornar o comportamento compatível com a imagem que deseja transmitir. Isso implica em manter a coerência entre a expressão verbal e não verbal, garantindo que a postura, linguagem corporal e tom de voz estejam em plena harmonia com aquilo que é falado. Ao alinhar postura com imagem, as pessoas tomam consciência da própria identidade e valores, elementos que se manifestam na interação com o outro, contribuindo para uma comunicação eficaz e conexões fortes, inclusive com os clientes.

 

4- Criar uma estrutura ao redor do nome

Proporcionar experiências sensoriais em torno de uma marca faz toda a diferença na hora de se destacar no mercado. Acima dos produtos e serviços, as pessoas são apaixonadas por personalidade, portanto, criar um universo em torno do seu nome, com exclusividade, faz da sua marca um desejo de consumo, um objeto de valor.

 

5- Saber liderar pessoas

Uma líder eficaz demonstra habilidades de comunicação clara e objetiva. Conduz com confiança, quebra objeções, assume responsabilidades. Uma postura de liderança também inclui a capacidade de enfrentar desafios com resiliência, reverter situações, solucionar problemas. Portar-se como uma líder implica em equilibrar a autoridade com o carisma, promovendo desejo de consumo, controle sobre o produto e conhecimento de causa.

 

6- Criar ofertas irresistíveis

Gerar soluções para o cliente e oferecer respostas eficazes às necessidades e desejos específicos, tornam a sua marca irresistível. Isso envolve compreender profundamente as demandas de quem está do outro lado, ouvir atentamente as preocupações e anseios, em seguida, desenvolver abordagens ou produtos que atendam a essas carências e vontades. As soluções podem variar desde serviços personalizados até produtos inovadores que resolvem problemas específicos. Essa abordagem centrada no cliente não apenas fortalece a satisfação, mas também promove relações duradouras e constrói uma reputação positiva e consistente para a marca.

 

Sobre a Clara do Vale

Há 16 anos atuando no campo da educação, Clara do Vale é nutricionista por formação, com duas pós-graduações na área da saúde e MBA em gestão, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios pela PUCRS. Focada no empreendedorismo feminino, viajou o mundo formando alunas em mais de 60 países e já acumulou um faturamento médio de 15 milhões em vendas. CEO da empresa Mentory International, também é pioneira no ensino da Gestão Premium para Marca Pessoais e Negócios que Vendem Alto Ticket.

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