Felicitômetro da divisão de Frota e Mobilidade da Edenred, campeã em Saúde Emocional pelo GPTW 2022, é baseado em modelo composto por cinco pilares que traçam um caminho para uma vida mais feliz
A linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil, composta pelas marcas Ticket Log, líder no setor de gestão de frotas e soluções de mobilidade, e a Repom, especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, criou o Felicitômetro, uma métrica idealizada para aferir e acompanhar de perto os sentimentos dos seus aproximadamente 1360 colaboradores em relação ao trabalho e à empresa. Os testes para a implementação da nova ferramenta foram realizados em agosto deste ano e em Outubro, o Felicitômetro já conta com 70% de adesão dos funcionários.
“Fiel ao propósito do Grupo, Enrich connections. For good, que significa enriquecer conexões para o bem e para sempre, trouxemos para os colaboradores mais uma prática diferenciada de recursos humanos, que reforça o nosso compromisso de cuidar da qualidade de vida e bem-estar dos times. A busca pela felicidade está atrelada a pequenas ações do dia a dia e porque não ampliar esse conceito para dentro do ambiente de trabalho, já que passamos grande parte do nosso dia nele? Para isso, entendemos que devemos começar aferindo esses níveis de felicidade dos colaboradores”, destaca Lívia Alves, diretora de recursos humanos da divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.
O questionário aplicado ao Felicitômetro é baseado no modelo PERMA, do psicólogo Martin Seligman, um dos pioneiros da psicologia positiva. O conceito do especialista é baseado em cinco pilares que têm como objetivo traçar um caminho para o indivíduo ter uma vida mais feliz. A letra P corresponde a emoções positivas e a busca por mais momentos agradáveis do que desagradáveis. A E sugere estar engajado com algo prazeroso, entrar em estado de “flow”, que são os momentos em que não se percebe o tempo passar. A letra R traduz a busca por relações positivas, profundas e humanas, se sentir amado e valorizado. Já a M significa buscar ter uma vida com propósito e significado, que possam ser identificados no dia a dia e não somente em grandes momentos da vida. E por último, o pilar A são as realizações, as metas e conquistas do indivíduo, que trazem sentimento de orgulho.
“No ambiente corporativo, é preciso incentivar relações pautadas em respeito e confiança; encontrar significado e conexão com nossas equipes de trabalho; sentir satisfação e orgulho da função que executamos diariamente. O modelo PERMA fala sobre felicidade nas coisas simples e, na Edenred, acreditamos que as empresas são parte desse universo e queremos ouvir nossas pessoas para entender como podemos contribuir cada vez mais com essa felicidade”, reitera Lívia.
A liderança da divisão de frota e mobilidade da Edenred participou da implementação do Felicitômetro, o que foi muito importante para a adesão dos colaboradores. Foram realizados workshops com os líderes para abordar temas sobre felicidade corporativa, apresentar os principais insights da pesquisa e orientá-los sobre como utilizar a ferramenta de avaliação. Além disso, os líderes foram capacitados sobre o tema no programa de liderança da empresa, o LEA, que recebeu novos módulos para abordar o papel da liderança em relação a felicidade no ambiente de trabalho. O objetivo é engajar os times para tornar o Felicitômetro, cada vez mais, parte da cultura organizacional.
“Nossos colaboradores conseguiram enxergar o valor dessa iniciativa e aprovaram a ideia de poder deixar sua opinião sobre um assunto tão importante e que pode fazer toda a diferença no dia a dia deles. Felicidade no ambiente de trabalho é uma das nossas metas e, com a nova métrica, conseguiremos identificar esse sentimento nas equipes e atuar na busca por um equilíbrio”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Neste ano, a Ticket Log figurou novamente entre os destaques nacionais da premiação Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, nas categorias Médias e Grandes Empresas, segundo o ranking Great Place to Work®. A marca ganhou o 1º lugar no Destaque em Saúde Emocional, entre as Grandes Empresas. Já a Repom, ficou entre as melhores no ranking de boas práticas em gestão de pessoas, sendo eleita a 8ª Melhor Empresa para Trabalhar, segundo ranking GPTW Barueri e Região em 2022.
“A criação do Felicitômetro reforça os motivos pelo qual a Edenred é uma marca GPTW. Buscamos desenvolver iniciativas que fazem com que cada colaborador se sinta realmente parte do negócio. Reforçamos nossa busca constante por escutar nossos times, não só do ponto de vista de clima e ambiente de trabalho, mas também para sabermos de que forma todos esses fatores impactam diretamente na felicidade em fazer parte da empresa”, finaliza Livia.
Sobre a Edenred
A Edenred é uma marca global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países.
No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Frota e Mobilidade, com as marcas Ticket Log e Repom; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto.
Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,3 milhões de empregados beneficiados e 500 mil comerciantes credenciados no País.
Em 2022, a Edenred movimentou, em nível global, um volume de negócios de € 38 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.