Edenred Brasil alcança a marca de 42% de mulheres em cargos de alta liderança e ultrapassa a meta estabelecida para 2030

Marca global e digital de serviços de meios de pagamento aposta em oportunidades de crescimento para as profissionais de toda a empresa e iniciativas de equidade para garantir segurança e bem-estar

A Edenred, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas, empregados e comerciantes e que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, tem, em sua meta global, promover constantemente a diversidade e equidade no ambiente corporativo. Dentro desse contexto, após diversas ações criadas, desde 2017, com o intuito de aumentar a representatividade das mulheres em cargos de liderança, a operação brasileira da Edenred alcançou o índice de 42% de profissionais nesse posto, ultrapassando já em 2023 a meta estabelecida para 2030, de 40%. 

“Estabelecemos uma governança e atuamos de ponta a ponta para promover a equidade de gênero. Estimulamos fortemente que nossos líderes promovam a representatividade de gênero começando pelo processo seletivo. Em 2022, mais de 100 líderes foram capacitados no Workshop de Liderança Inclusiva, e 90% do time Brasil realizou o curso global de diversidade na Edenred Digital University (EDU)”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil. 

Como forma de acelerar o tema na operação local, a Edenred Brasil lançou, no início de 2022, o SER, programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que hoje conta com cinco Grupos de Afinidade: gênero, gerações, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, raça e etnia, com mais de 200 participantes. O Programa é composto por quatro pilares: Governança, Desenvolvimento, Comunicação e Eventos & Ativações. “Além de estruturarmos um comitê executivo, criamos também o fórum de liderança – formado por pessoas estratégicas para acelerar as ações. E em 2021, aderimos a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, iniciativa que mapeia o perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas”, detalha Aguirre. 

A criação do Programa de Mentoria Global para Mulheres, o treinamento global mandatório de Diversidade e Vieses Inconscientes, que também abordam a pauta diversidade, e a realização de eventos locais em prol da diversidade, como o Painel de Equidade de Gênero, são outras ações de destaque realizadas pela empresa. 

Valorização das mulheres 

Visando garantir a segurança, o bem-estar e oportunidades de crescimento às profissionais do Grupo, a Edenred Brasil criou uma série de ações voltadas para esse público. Um dos destaques é um programa direcionado às futuras mães do Grupo, que garante a isenção de coparticipação nas consultas pré-natais e nos exames referentes à gestação; cobertura para vacinas infantis do calendário do Governo; licença-maternidade estendida por 6 meses e licença-paternidade estendida para 1 mês; entre outros diferenciais. 

A contratação de profissionais durante a gestação, valorizando a construção de uma relação de trabalho a longo prazo, também caracteriza a valorização da Edenred em relação às colaboradoras mulheres. “Firmamos o compromisso público de garantir e promover um ambiente de trabalho seguro, respeitoso, livre de discriminação e com igualdade de oportunidades e de desenvolvimento profissional para todas as pessoas que compõem o quadro de colaboradores, próprios e terceiros. Um exemplo das nossas práticas internas é a não exclusão de grávidas dos nossos processos de recrutamento. As profissionais são selecionadas por suas capacidades, potencialidades, experiências e afinidade com a nossa cultura, pois sabemos que, quando retornarem de licença, seguirão suas jornadas de contribuição conosco, que indicam serem jornadas de sucesso”, finaliza o executivo. 

Ideal 

A equidade de gênero tem protagonismo na estratégia de sustentabilidade do Grupo, chamada “Ideal”, especialmente no pilar People, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com base nele, a Edenred assumiu os compromissos de ser uma marca empregadora forte, garantindo um ambiente positivo para o desenvolvimento profissional, respeitando a diversidade e os direitos humanos; e o de contribuir para o desenvolvimento local gerando valor para as comunidades em que está inserida.

Sobre a Edenred

A Edenred é uma marca global e digital de serviços e meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países. 

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Frota e Mobilidade, com as marcas Ticket Log e Repom; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. 

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,3 milhões de empregados beneficiados e 500 mil comerciantes credenciados no País. 

Em 2022, a Edenred movimentou, em nível global, um volume de negócios de € 38 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.

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