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Diversidade tem que ir além do discurso

por ALEXANDRE GARRETT

05 jul 2021

Em um mundo cada vez mais pautado pelo respeito à diversidade e inclusão social, o consumidor está mais atento às práticas das empresas e não hesita em escolher aquelas que aderem às práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e têm políticas claras de diversidade e inclusão.

A percepção, que levou muitas companhias a reformularem seus processos, é atestada em números. Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão feita pela PwC Brasil revelou que 76% das empresas participantes disseram que os programas de diversidade e inclusão (D&I) são prioridade.

Mas ser uma empresa que pratica a diversidade vai além do discurso e do estabelecimento de cotas. É fundamental criar um ambiente livre de preconceitos, acolhedor para todos em suas diferenças, e que valorize efetivamente os profissionais.

A diversidade no mundo corporativo virou uma demanda urgente principalmente após a pandemia, quando o desemprego atingiu em cheio mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+. Por isso, é imprescindível dar espaço e voz a todos. Todos precisam se sentir representados também nos quadros de liderança.

Um ambiente corporativo humanizado passa, necessariamente, pela diversidade, sustentabilidade e promoção da justiça social. Todas essas práticas vão além de fidelizar o consumidor e atrair investimentos. Elas têm o poder de melhorar a produtividade nas empresas. E isso está revolucionando os setores de Recursos Humanos Brasil afora.

A queda na produtividade sentida nas empresas durante a pandemia reforça a necessidade de criar soluções alternativas para motivar os trabalhadores. E é aqui que a política de diversidade se faz necessária. Pessoas diferentes ampliam as visões de um grupo sobre problemas e desafios a serem enfrentados, e isso estimula a criatividade. Quando essas diferenças são somadas, as empresas ganham em criatividade e produtividade.

 

Comunicação

As pessoas crescem cercadas pelo preconceito. Mudar a realidade requer um trabalho profundo de educação e desconstrução. O trabalho dos psicólogos nesse processo é fundamental para gerenciar conflitos.

A comunicação tem papel relevante nesse processo, a implementação da diversidade adotada pela empresa precisa ser clara e ocupar agenda estratégica da organização.

Ampliar canais de comunicação para esclarecer dúvidas é um passo fundamental. A empresa tem que fornecer as informações necessárias para quebrar esses paradigmas e apresentar informações que reforcem a necessidade da inclusão social. A informação é fundamental para mudar o comportamento das pessoas.

Alexandre Garrett

Especialista em RH, Psicólogo, Ph.D. em Ciência da Informação pela Universidade de Paris e fundador do Portal do Garrett

ALEXANDRE GARRETT – Foto Divulgação

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