Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Demandas burocráticas e processuais são as principais atividades que impactam produtividade do RH, aponta Ticket

004

Segundo levantamento da marca da Edenred Brasil, 48% dos entrevistados estendem o horário de trabalho ao menos um dia na semana

De acordo com uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com mais de 300 profissionais de recursos humanos, demandas burocráticas e processuais estão entre as principais atividades que impactam a produtividade para 42% das pessoas entrevistadas. Na sequência, aparecem quantidade excessiva de demandas variadas (23%), retrabalhos (19%), respostas a dúvidas de colaboradores (10%) e excesso de reuniões (6%). 

Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos trabalhadores da área fazem horas extras pelo menos uma vez por semana: 28% trabalham além do horário três ou mais dias na semana, 13% costumam ficar além do expediente duas vezes e 7% disseram que ficam além do horário um dia na semana.

Para Tatiana Romero, diretora de recursos humanos da Ticket, o tempo de descanso é importante não só para a saúde e bem-estar, como também para a motivação e rendimento no trabalho. “Por vezes, existe necessidade de se fazer horas extras, mas elas precisam ser exceções, não a regra. É importante que as empresas revejam seus processos, adotando automatização, sempre que possível, e tecnologias e métodos que distribuam bem as atividades”, opina a executiva.

Quando questionados sobre quais mudanças na área de RH fariam para aumentar a produtividade, 28% disseram que automatizariam processos, 25% investiriam em treinamentos para profissionais da área, 16% criariam metodologias de trabalho, 15% teriam indicadores para enxergar os gaps da operação, 11% aumentariam a equipe e 5% diminuiriam a quantidade de reuniões.

Tatiana Romero também chama a atenção para a quantidade de profissionais de RH que sentem que seu trabalho não é valorizado por outras áreas da empresa. “Cerca de 42% revelaram ter essa percepção, sendo que 35% sentem que não são valorizados na maioria das vezes e 7% afirmaram que nunca são valorizados. Esse resultado é outro alerta para as companhias, que podem criar ações que mostrem a importância do RH, que, por sua vez, pode criar mecanismos que aproximem as pessoas de outras áreas”, finaliza.

Iniciativas de apoio ao RH

A Ticket investe em tecnologia, agilidade e ações de saúde mental para promover rotinas de trabalho eficientes e equilibradas para seus times. 

Em 2020, a marca implementou a EVA (Edenred Virtual Assistant) para apoiar em demandas internas da empresa. Criada em 2015 para atender os públicos externos da Ticket, a inteligência artificial passou a tirar dúvidas de colaboradores sobre áreas como RH e jurídico. 

Na área de Recursos Humanos, especificamente, são 12 temas de conhecimento, a exemplo de férias e PLR, totalizando centenas de respostas possíveis. Antes, todas as dúvidas das equipes eram tiradas diretamente pelas pessoas que compõem os times de recursos humanos. Isso era feito por e-mail ou aplicativo interno de mensagens. 

“Percebeu-se uma diminuição nas dúvidas, por conta de temas que já estão na árvore de conhecimento da EVA. Para incentivar o uso, há campanhas de comunicação interna que apontam a EVA como o canal de entrada para as demandas. Dessa forma, cada vez mais, o nosso RH consegue dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas. A tecnologia é nossa aliada”, comenta Tatiana. 

Em relação à saúde mental, a Edenred, Grupo ao qual a Ticket pertence, oferece às pessoas colaboradoras atendimentos psicológicos ilimitados e gratuitos, por meio de um aplicativo de saúde, além da Jornada da Saúde Mental, uma série de lives internas sobre temáticas relacionadas a questões psicológicas que impactam no bem-estar, relacionamentos, desempenho pessoal e profissional. 

 

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

 

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *