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Contratou. Errou?!? Tem que deserrar!

Muitas empresas e seus profissionais dão pouca importância na contratação de pessoas!

Estão contratando errado! Pior, não tem coragem de “deserrar”!  Não tem consciência que, “A porta da entrada da empresa é o início do sucesso ou do fracasso da empresa, e do seu Negócio”. Cuidado com as pessoas que você coloca para dentro da empresa! Elas representam o seu lucro ou prejuízo!

Na contratação de pessoas é preciso “olhar para o Negócio como pessoas e olhar para as pessoas, como um negócio”. Contratar errado sai caro!  Portanto, é bom começar a deserrar os erros mais frequentes na contratação. Veja alguns deles:

  • Não contrate com pressa! Querer preencher a posição rápido significa sacrificar a qualidade pela velocidade. A contratação com espirito de “piloto de Formula 1”! , no tempo de um pit stop, certamente  vai terminar com o pneu furado! Deserre! Dê o tempo certo pra fazer o que é certo, certo.

 

  • Não contrate só por serem amigos, membro da família, indicados por alguém influente e com credenciais de QI (Quem Indicou !). O risco é grande! Nem sempre estes casos entregam os resultados esperados. E você pode ficar com uma “bomba nas mãos”! Total situação de “saia justa”! E neste caso, vai ficar muito mais sensível e difícil deserrar.

 

  • Não contrate com base na tradicional, descrição do cargo, ou perfil da posição. Isso é coisa do passado! Coloque seu foco no resultado. Melhor fazer uma lista dos resultados que você espera da pessoa nesta posição, e não, na descrição das atividades que deve executar. Reflita nas características mais apropriadas para a pessoa nesta posição e na probabilidade de atingir os resultados que você espera. É uma “contratação para o resultado” e não para cumprir as atividades do dia a dia. “Copiar e colar” o que já existe significa seguir a mesmice  de sempre. Deserre!

 

  • Não contrate só para atingir metas ou cotas de diversidade! Deserre! Contrate pessoas diferentes, complementares, que se diferenciam daquelas existentes na empresa, mas com competências para atingir os resultados esperados. O foco deve estar na qualidade da pessoa, no alinhamento com suas expectativas de resultados. Diferenças de raça, gênero, idade, necessidades especiais e religião, entre outros, não garantem o sucesso do negócio. Existem pessoas excelentes em todos estes grupos, e o desafio é encontrar, atrair os profissionais destes grupos, e criar um ambiente na empresa propício para prepará-los para terem sucesso. Assim, se necessário, as metas e cotas serão atingidas.

 

  • Não contrate grife! Deserre! Contratar somente pessoas de escolas de primeira linha ou que trabalharam em grandes empresas conhecidas, na sua maioria, famosas mais pelo seu passado, é preconceito. E talvez, um erro enorme. Estas escolas ou empresas  não significam um “selo de qualidade e garantia” para os resultados futuros. O valor está no “produto final”, no valor da pessoa, no que ela aprendeu, e se transformou ao longo da sua jornada profissional. Pessoas de outras escolas ou empresas menores, e menos sofisticadas, podem ser um diferencial no valor da pessoa. “Grife, muitas vezes é aparência!”   

 

  • Não contrate só quem está trabalhando. Abra os olhos! Deserre! Eliminar quem está no mercado buscando trabalho é eliminar a oportunidade de contratar excelentes talentos. Um desempregado pode ser melhor e mais talentoso que muitos profissionais empregados, e muitas vezes, acomodados. É preciso entender o momento e a situação da pessoa. Cada caso é um caso. Fique atento a estes profissionais. E Abra mais os olhos em relação a quem está trabalhando e quer deixar a empresa onde está.

Enfim, sei que estes exemplos são complicados, e que este posicionamento descrito pode criar muita discordância. Acredito que vale a pena avaliar e refletir sobre cada um deles e muitos outros que existem por aí. E agora, complica mais ainda, com as contratações virtuais e o modelo home office. Porém, “o importante é sempre contratar a pessoa certa para a posição certa, na hora certa, fazendo certo as coisas certas”.

Melhor mesmo é “deserrar os erros” de contratação para não ter que  deserrar as pessoas”.

Pense nisso! Fui…

Vicente Teixeira

Consultor em Gestão Estratégica de Pessoas e criador do neologismo “deserrar”

Vicente Teixeira – Foto Divulgação

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