“Acelerador de Inovação”: o primeiro, a gente nunca esquece!

Inovação nos negócios é um fator crítico de sucesso para empresas.

Inovar nos produtos, serviços, na forma de trabalhar, engajar seus líderes e colaboradores, podem fazer a diferença nos resultados financeiros a curto prazo e a longo prazo. Uma empresa, que se reinventa todo o tempo, tem maior oportunidade e possibilidade de sucesso, ano após ano.

Imagine uma empresa com o nome “Crie sem Parar!” ou “ Inova Já ”. Seriam arrasadoras! Que tal uma empresa mais comum, com o nome “Copy & Paste”? Do tipo  não cria e só copia! Um perigo! Enfim, para inovar e ser perene, é realmente necessário se “desapegar”, sair da zona de conforto diariamente, não assumir um trabalho como concluído nunca! Inovação não tem fim!     

Vou descrever aqui o case com a empresa “Copy & Paste”. Uma ficção, e qualquer relação com alguma realidade, é pura coincidência.

A “Copy & Paste”, decidiu criar um programa para acelerar o nível de inovação na empresa. A empresa implantou o programa “Acelerador de Inovação”, e concluiu que para isso deveria contratar, e contratou, um grupo de talentosos, brilhantes, excelentes e vibrantes jovens. Talvez alguns daqueles estudantes diferenciados de “Bavardi”, ou quem sabe, foram “Trainee Senior” na “Maisquinze”, ou talvez não. Talentos diferenciados podem ter origem em qualquer lugar. Enfim, estes quase gênios, em quase tudo, que produzem ideias por minuto, foram contratados para mudar a “Copy & Paste”,  acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus clientes, torná-la mais rápida, mais ágil, mais produtiva, mais lucrativa e tudo mais.

Foram contratados cinco jovens, muito inteligentes, criativos, agressivos, ambiciosos, e só um pouco metidos!

  • O primeiro jovem, conhecido como “quando você foi, eu já estava voltando”, um bom rapaz
  • O segundo jovem, bem articulado, todos chamavam de “Pardal sabe tudo”, um tipo de inventor
  • A terceira jovem, tranquila, estava registrada como “deixa comigo e fiquem tranquilos”, do tipo que chega junto e come pelas bordas
  • A quarta jovem, mais calma, educada, “quem sabe, sabe!”, não falava muito, não ouvia nada, e fazia tudo da sua forma
  • O quinto jovem, o mais agressivo da equipe, era conhecido como “Professor de Deus”, considerou tudo que existia errado e que tudo precisava ser mudado. Um professor sem defeitos!

 

Todos do tipo “donos da verdade” até embaixo d’água, e mesmo afogados em suas crenças e “achômetros”, seguiriam em frente até se confrontarem com São Pedro, na porta do Céu!

Para completar o desenho do programa de “Inovação Acelerada”, a “Copy & Paste” decidiu criar a figura do “Anjo Mentor” e alocou seus mais experientes profissionais para ajudarem e orientarem estes jovens talentos.

Para esta tarefa, a empresa selecionou conhecidos líderes da empresa:

  • O Sr. Processo, especialista em dizer como tudo deveria ser feito, passo a passo!
  • O Sr. Procedimento, definidor das regras a serem seguidas
  • A Sra. Política, responsável pelos limites e riscos da empresa
  • A Sra. Rotina, ótima conselheira, apaixonada por fazer tudo, como sempre foi feito
  • E até o Sr. Discordo, o CEO da empresa. Ele decidiu participar para dar o exemplo. Foi o responsável pelo sucesso do programa anterior chamado “Zero Liberdade”.

 

Enfim, o time do programa “Acelerador de Inovação” estava criado, com seus talentos, seus mentores e prontos para dar partida. Então…

O que?!? Vocês esperam que eu termine esta história?!? Estão doidos?!? Tirem suas próprias conclusões, pensem nas possíveis experiências que encontraram durante sua vida profissional e nas empresas pelas quais passaram. Criem o seu próprio fim.

Uma recomendação: “Não esperem extrair suco de laranja, espremendo mangas”. É preciso alinhamento dos objetivos da empresa, com seus líderes e colaboradores. Todos devem estar prontos para mudar tudo sempre, ou alguma coisa, todos os dias. Preparados para quebrarem paradigmas, desapegarem do passado, do jeitão de fazer as coisas, terem a mente aberta para tentar e fazer sempre algo novo.

Importante lembrar que Inovação requer equilíbrio, coragem e apetite para risco, muito diferente de um “bando” de gente do tipo “Se Acha” ou do tipo “Tudo está bem como está”.

 

Então?!? Já pensaram no fim desta história? Contrataram seus novos talentos? Já selecionaram os anjos-mentores? Bem…

Ah! A Sra. Política está me avisando que este artigo já está no limite! Fui, Vic.

Vicente Teixeira

Consultor em Gestão Estratégica de Pessoas

Vicente Teixeira – Foto Divulgação

Compartilhe!