Por: Sara Isabel Behmer
O mundo Neo-Contemporâneo apresenta uma complexidade muito grande o que exige das organizações a formação de equipes para fazer frente aos desafios que surgem.
Quanto nos referimos a complexidade, entendemos que tudo que é complexo implica em uma multiplicidade de variáveis que se conectam e que geram resultados pouco previsíveis. Entre essas variáveis está o comportamento humano, que muitas vezes nos surpreende e que é impossível de prever.
A equipe é composta por pessoas que tem visões, opiniões, posturas diferentes em função de sua história de vida e conhecimentos acumulados. Quando formamos uma equipe essas diferenças emergem, e podem gerar dificuldades para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso, dizemos que se trata de uma equipe com baixo nível de maturidade.
A maturidade da equipe é um fator que influencia o desempenho das equipes, e, portanto, necessita ser desenvolvida/conquistada/elevada para que a equipe seja eficaz.
Muitos são os estudos sobre o sucesso das equipes. Identificamos alguns elementos fundamentais comuns a todos os estudos, são eles: o propósito da equipe, a clareza de como a equipe deve funcionar e a segurança psicológica. Desenvolver esses elementos é um trabalho complexo que deve ser realizado com maestria, ética e sensibilidade.
O Team Coaching surge como uma técnica para o desenvolvimento da maturidade das equipes, é realizado por meio de um programa de média duração ( 3 a 12 meses) em que são realizadas reuniões com os membros da equipe e seu líder para trazer: segurança psicológica; confiabilidade; estrutura e clareza de funcionamento da equipe; significado, ou seja, senso de propósito; e um impacto positivo na atuação da equipe.
As equipes que vivenciaram esta jornada compreendem o significado do trabalho e todos identificam o real impacto de suas funções para os resultados da organização, o que gera comprometimento para a realização dos objetivos e das metas comuns. O resultado é o alcance do alto desempenho da equipe.