Comunicação Positiva

A nossa comunicação é um resultado do nosso pensamento. Quando pensamos utilizamos os nossos arquivos guardados no nosso cérebro, oriundos de toda a nossa experiência de vida composto por fatos e emoções. Esses arquivos são denominados pela neurociência de Mapas Mentais. Esses Mapas Mentais são nossas lentes de como enxergamos o mundo. Por exemplo, uma pessoa pode temer um cãozinho se teve uma experiência ruim (cãozinho=ameaça) ou pode ter prazer em acariciar um cãozinho se teve uma experiência boa (cãozinho=prazer).

Também podemos fazer combinações de informações dos Mapas Mentais e descobrirmos novas ideias. Sempre podemos ter novas ideias, e criar outros mapas mentais (alguns cãozinhos são ameaçadores, outros não).

No processo de socialização aprendemos muitas coisas, por exemplo: como se comportar em uma cerimônia, como se comportar em uma aula, como se comportar em uma festa, como usar adequadamente os talheres em uma refeição, como se vestir para uma determinada ocasião.

Entretanto poucos de nós são treinados sobre como se comunicar de maneira positiva. Muitas vezes, falamos a primeira coisa que vem no pensamento, sem qualquer crítica ou cuidado, sem qualquer elaboração. Falamos o que não queríamos ter dito, mas essa fala vem quase como uma reação instintiva, chamo esta fala de comunicação primitiva.

Existe uma outra fala, que é fruto de uma elaboração mental e que é cuidadosamente “articulada” para se atingir um objetivo. Chamo esta fala de comunicação produtiva.

Se esta comunicação se é fruto de pensamentos negativos, provocados por Mapas Mentais carregados de emoções negativas. Esta comunicação pode ser extremamente nociva para quem recebe e para quem comunica. Chamo esta comunicação de negativa. Quando temos pensamentos e atitudes negativas, descarregamos no nosso corpo um tipo de hormônio que nos “envenena” e nos envelhece. Esta comunicação negativa pode provocar em quem recebe um mal estar ou até uma postura paralisante.

Se essa comunicação é fruto de pensamentos positivos, provocados por Mapas Mentais carregados de emoções positivas, ela gera bem-estar para quem comunica e para quem recebe, pois são liberados hormônios de prazer que trazem energia e disposição. Chamo esta comunicação de positiva.

Atualmente temos uma valorização da comunicação positiva como uma das necessidades de socialização das pessoas para se obter progresso, bem-estar e sustentabilidade. Esta comunicação positiva passa a ser um elemento muito importante na socialização, tanto quanto saber se portar em uma determinada ocasião. Ela é um elemento de respeito e humanidade.

Para termos comunicação positiva é preciso gerenciar nossos pensamentos e emoções, aprender a separar o que é um pensamento primitivo e, por vezes inadequado, do que é um pensamento positivo. Cultivar pensamentos positivos é essencial para uma comunicação positiva, a qual desperta a sabedoria interior.

Este tema está lastreado na Psicologia Positiva e Comunicação Positiva.

Referência Bibliográfica

SELIGMAN, Martin E.P. Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012

Sara Isabel Behmer

BLUE Treinamento e Desenvolvimento – BLUE T&D

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