Antes de detalharmos a diversidade, vamos falar um pouco sobre ESG e como isso tem afetado as empresas, negócios e a sociedade.
É fato que o tema diversidade e inclusão vem ganhando cada vez mais força dentro das organizações, mas por que isso vem acontecendo e quais os desafios?
Vamos alinhar
Há muito tempo delegamos o cuidado e respeito aos direitos humanos para o outro, seja para o governo, estado ou para as escolas.
Porém, vamos evoluindo e percebendo que as empresas são parte fundamental e necessária na formação e transformação da sociedade.
Hoje, um pouco mais que ontem, temos consciência que cada empresa representa nossa sociedade e que o que as empresas buscam é mais humanização.
Mas só humanização?
Percebemos que a diversidade contribui para criar mais inovação, mais criatividade e soluções para um mesmo problema com pontos de vistas diferentes.
A consciência que criou o problema não é a mesma que trará uma solução que contemple todos e todas.
Promover espaços inclusivos, sem discriminação e de respeito a individualidade de cada ser humano é um caminho que aumenta o engajamento o comprometimento e o orgulho de pertencer.
Então é só o Lucro
Quando a empresa e a área financeira reconhecem que a promoção da inclusão, comprovadamente, por meio de várias pesquisas de consultorias mundialmente reconhecidas, comprova que traz sim resultados financeiro a longo prazo, as desigualdades começam a criar uma importância coletiva, as pesquisas mostram que as empresas que investem no tema possuem mais probabilidade de:
– Melhores práticas de gestão
– Liderança mais efetiva
– Colaboradores mais felizes e melhor saúde organizacional
– Melhor performance financeira
Então para seguir crescendo as empresas que usam os recursos naturais, as pessoas e precisam da sociedade para vender seus produtos são partes interessadas neste processo para manter-se ativas e vivas.
Desigualdades
As desigualdades sociais são impedimentos para a sustentabilidade dos negócios, a Diversidade e Inclusão são essenciais, importantes e estratégicas.
Essa Jornada é Coletiva
Seja pelas nossas crenças, nossos valores, nossas lutas, pela humanização ou pelo financeiro, temos uma grande oportunidade de seguirmos juntos na transformação que queremos.
Ter as pessoas ao centro para as soluções de humanização e financeira é a oportunidade que buscamos para seguir para o próximo patamar.
Seja qual for, ter a pessoa ao centro das discussões é essencial.
Trazer a humanização nas relações interpessoais, o respeito, promover a mudança no comportamento por meio de ações de conscientização, formação e manutenção constante é o caminho para gerar mudança no comportamento.