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O Papel do RH na Construção da Reputação Corporativa

A construção da reputação de uma marca exige tempo e investimento. O consumidor sempre será o elemento central das estratégias de Comunicação e Marketing, mas para manter uma boa reputação é importante um relacionamento saudável com seus stakeholders: clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e demais pessoas ou organizações que possam ser afetadas pela empresa de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente.

Enquanto a identidade é a essência de uma empresa, a reputação é o conjunto de percepções do público a respeito das ações da empresa. É aquilo que as pessoas falam sobre sua marca, produto ou serviço quando lembram de você. Por isso, é importante conhecer a opinião de seus stakeholders, especialmente os consumidores, para identificar se sua empresa é realmente boa e competente como você acha.

Cuidar dos colaboradores também é essencial para a reputação de uma empresa. Saiba reconhecer e valorizar o papel de cada um para que se vejam como verdadeiros embaixadores da marca. Funcionários insatisfeitos podem contaminar clientes. Além disso, empresas reconhecidas no mercado atraem os melhores talentos.

Outro ponto importante é saber gerenciar momentos de crise. Quando perceber algo errado, o mais adequado é adotar postura transparente, assumindo o erro e se dispondo a resolver o problema. A comunicação, neste caso, tem papel importante e agilidade é a palavra-chave.

Uma crise de reputação pode ter grande impacto financeiro: perda de investidores ou clientes e boicote de consumidores. A reputação de uma empresa é moldada ao longo dos anos. É preciso ser consistente, constante, confiável e honesto.

Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa são elementos que contribuem bastante para uma imagem positiva. Cada vez mais, a sociedade espera e exige que as empresas sejam mais sustentáveis, principalmente, neste momento de pandemia, em que é preciso ter mais atenção e transparência.

Com o avanço da transformação digital, um simples vacilo, ou ausência de monitoramento constante dos fatos e do que dizem as pessoas sobre sua empresa, pode manchar a imagem corporativa. Criar estratégias de aproximação com o público e estar atento aos indicadores de performance do produto ou serviço junto aos clientes são fatores essenciais.

Dentro das estratégias empresariais, o RH ganha destaque no investimento da gestão de reputação inteligente, com foco no capital humano. Uma necessidade básica para as empresas que buscam manter a competitividade e garantir a longevidade de suas operações e retenção de talentos.

Infelizmente, a reputação tem sido atribuição e responsabilidade exclusiva das áreas de Comunicação e Marketing, esquecendo-se que no mundo moderno o papel do RH nas organizações é agir de forma estratégica, sendo um importante elemento na construção, reforço e manutenção da reputação corporativa. Além do relacionamento com os colaboradores. Um relevante papel deste novo RH é a integração vertical com as estratégias do negócio, e a horizontal com os demais setores e todos os públicos de interesse.

Atualmente, o Diretor de RH ou Chief Human Resources Officer (CHRO) tem dentre as suas principais atribuições o apoio direto ao CEO. O executivo do RH deve fornecer informações importantes para a tomada de decisões estratégicas na empresa e também reforçar as estratégias da organização, principalmente no que diz respeito à reputação. Uma vez que a área tem a gestão dos recursos humanos corporativos, bem como, das atividades de treinamento e desenvolvimento, tem também a responsabilidade na definição de políticas inovadoras e atrativas para o engajamento de todos ao principal ativo organizacional, que é a reputação.

Nancy Assad

Palestrante e professora de Comunicação, Comportamento e Ética em cursos de pós-graduação

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