E-mail Marketing: dicas de boas práticas para uma estratégia eficiente na Comunicação Interna

O e-mail marketing já foi visto por muitos como um meio invasivo de chegar ao público de interesse, mas nos últimos tempos a ferramenta tem mudado e se tornado uma ótima alternativa.

Uma das razões é que para mandar um e-mail marketing, é necessário a autorização dos públicos que fornecem o endereço para receber as novidades.

Com o aval em mãos, há mais possibilidades das estratégias usadas nesta ferramenta serem eficazes. O público já está interessado no assunto e tem mais probabilidade de aceitar as propostas trazidas no e-mail.

No entanto, é preciso estar atento às boas práticas do e-mail marketing. Confira abaixo,  dicas que poderão te ajudar no relacionamento com o seu público interno:

 

1 – SEGMENTE O PÚBLICO

Dividir em categorias os públicos que receberão os e-mails é uma estratégia importante neste processo.

Saiba identificar em qual estágio da Jornada do Público, o seu  está. Ele abre todas as suas mensagens, já comprou um produto seu ou ainda não?

Com o público segmentado, o conteúdo dos e-mails também precisa ser pensado de acordo com o estágio do público.

 

2 – PLANEJE UM CALENDÁRIO

Para que a estratégia anterior funcione, é preciso planejar o conteúdo que será feito durante o envio do e-mail marketing. Por isso é importante definir o objetivo que se deseja alcançar com a ferramenta.

O objetivo pode ser diferente em cada estágio e vai exigir também um conteúdo personalizado para cada nível da Jornada do Público. Planejar isso ajudará também na elaboração do próximo passo.

 

3 – TENHA UM CTA

Sabe aquelas chamadas como “Inscreva-se Aqui”, “Clique Aqui” ou “Baixe Aqui”? Estas frases são conhecidas como call to action (CTA). Elas sugerem ao público ações que poderão levar às próximas etapas da sua  Jornada.

As CTAs são ótimas para conseguir aproximar o público e envolvê-lo durante o e-mail marketing. Mas para isso, é preciso saber exatamente quando e como fazer cada CTA.

Planejar um e-mail claro e conciso também auxilia na elaboração de um bom e-mail marketing.

 

4 – ADAPTE AO CELULAR

Atualmente, o celular é um dos principais locais por onde uma pessoa recebe informação. Por isso, é importante preparar um layout responsivo, isto é, que seja lido em diversos ambientes.

O texto também deve ser pensado de maneira que a experiência de leitura seja interessante. Precisa estar agradável aos olhos do público para ter efetividade.

 

5 – O TAMANHO DO E-MAIL MARKETING

Pensar no tamanho do e-mail marketing é algo importante dentro da estratégia. Porque não há uma regra específica para isso, mas o consenso é que a leitura deve ser interessante.

Dependendo da segmentação do público, o e-mail pode ser longo, trazendo mais informações, mas precisa ser construído de forma interessante, prendendo a atenção.

Porém, em algumas situações, conteúdos diretos e concisos podem ser mais efetivos do que muita informação. O segredo é saber balancear as informações e conhecer as dores ou informações de interesse do seu público.

O e-mail marketing pode ser uma estratégia eficiente, mas é apenas um passo dentro de todo o planejamento.

 

6 – E-MAIL MARKETING E AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

A ferramenta tem como objetivo proporcionar um maior engajamento do público interno, além de promover interação mais próxima com os colaboradores, ouvir as suas queixas, ser um instrumento aos momentos de descontração,  oferecer bonificações e reconhecer méritos, entre outras ações da área de Gestão de Pessoas.

A ferramenta também pode ser usada como meio de interação e envio de  informações relevantes sobre vários tipos de assunto, tais como reformas, desconfortos em função de obras internas, mudanças em fase de implantação e outros que possam gerar comentários negativos e críticas em situações temporárias no ambiente corporativo, necessárias ao bom andamento da organização.

Nancy Assad

Palestrante e professora de Comunicação, Comportamento e Ética em cursos de pós-graduação

Compartilhe!