PODE EXISTIR “DEMISSÃO HUMANIZADA” ?

Parece incrível que, apesar de tão decantada evolução nas relações de trabalho e valorização das pessoas em empresas cada vez  mais “humanizadas”, quando se chega ao consenso de que o “ser humano” não é mais um “recurso” das organizações, mas, sim, seu principal fator de sucesso, processos de demissão ainda surgem em formas “degradantes”, em total desrespeito aos funcionários.

Notícias recentes dão conta de que certa empresa, para demitir funcionários, teria criado uma espécie de “tribunal” ao estilo “paredão” do BBB. Funcionários reunidos teriam que indicar quem deveria ser demitido, “culpado” por resultados não atingidos.

Em outra notícia da última semana, o TST mantém danos morais sobre ações de desligamento por WhatsApp, mandando pagar indenização a funcionários demitidos. 

Uma empregada doméstica, no desligamento pela rede social, foi tratada assim: “Bom dia. Você está demitida. Devolva as chaves e o cartão da minha casa. Receberá contato em breve para assinar documentos”. Para a Justiça, faltaram “consideração, cordialidade, educação”.

Mesmo sendo de natureza bem distinta e com outras peculiaridades do contrato de trabalho, causou espécie na mídia a forma como Faustão fora desligado da Globo, após mais de 30 anos de serviço. Abruptamente, sem direito a despedidas (pelo menos, por ora).

Quando o fantasma da DEMISSÃO continua rondando as organizações, gerando insegurança no ambiente de trabalho, ocorre-me pontuar para reflexão alguns aspectos dessa ameaça que paira sobre os trabalhadores.

Listei alguns pontos. 

 

1 – TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUELE QUE CONTRATAS

Sob inspiração no PEQUENO PRÍNCIPE, considero que uma empresa saudável e humana deve ser responsável quando atrai para seus quadros qualquer funcionário. Muitas vezes, acena com “vida melhor” (salários, benefícios, carreira, qualidade de vida), retirando de outra empresa alguém que estava bem lá, mas que acreditou que se desenvolveria profissionalmente, aceitando essa nova proposta.

Espera-se que, além da sinceridade na proposta, essa empresa tenha um bom “planejamento de pessoas” e um sistema eficiente de “recrutamento e seleção”. É irresponsável quando, após um curto espaço de tempo, resolve demitir o recém-contratado, alegando inadaptação à organização ou necessidade de cortes em face a “políticas de redução de custos”.

E como é que fica aquele funcionário tendo que procurar um novo emprego? No mínimo, a empresa deveria responsabilizar-se por sua recolocação. 

 

2 – “FUI DEMITIDO. O QUE  EU VOU CONTAR EM CASA?”

Uma demissão geralmente é traumática. Afeta a autoestima do demitido. Se jovem, o funcionário tem mais chances de recuperar-se. Tem “bala na agulha”. Tem tempo e encontra, logo após o “choque”, entusiasmo para novamente ir à luta. Profissionais  “veteranos”, com carreira estabilizada, sofrem mais o “baque”. Casados com filhos, eles ainda sofrem na perspectiva de chegarem em casa e contarem o inesperado desfecho.

Refiro-me a “inesperado desfecho”, porque a maioria das empresas não sabe demitir. Ou melhor: não coloca nenhuma dose de humanidade no processo de demissão. E o jogo de empurra começa: para o RH, foi uma decisão da chefia contra a qual não há o que fazer; para a chefia (quando esta não delega ao RH a árdua ”missão”) a demissão obedece a determinações superiores. Em geral, tudo sem qualquer “processo humano” de preparação. Não interessa se o demitido tem dívidas, se vai ser pai pela terceira vez, se está prestes a se aposentar, se trabalhou corretamente por mais de 20 anos, se está voltando de férias  ou se é dia de seu aniversário… Sim, meus amigos, já soube de vários casos em que o desligamento se deu no dia do aniversário do demitido. Isso é que é “planejamento com sensibilidade”!? 

 

3 – NÃO É PROIBIDO DEMITIR

Quando falo de um “processo de demissão mais humanizado”, estou pressupondo que demissão faz parte da vida de qualquer empresa. O que defendo é tratá-la dentro de um “PROCESSO” , em que haja planejamento, preparação (feedbacks, prazos, compromissos, oportunidades de recuperação ou recolocação etc.) e avaliação colegiada. Para minimizar seus efeitos, a demissão  não deveria ser ato isolado, decisão de “uma cabeça”. Deveria ser um “processo” conduzido sempre por “colegiado”.

Primeiro porque o funcionário, antes de mais nada, pertence à organização e não é “propriedade” de um chefe. Claro que o chefe (humanizado) terá condições de influenciar as decisões colegiadas. Em segundo lugar, porque o funcionário, sendo da organização, poderia interessar a uma outra área ou departamento. E, em terceiro lugar, porque a análise da demissão deve levar em consideração cultura, crenças e valores da organização, além de todas as possíveis consequências sobre o seu clima interno, motivações e produtividade. Muitas vezes quem sai leva conhecimentos, competências, difíceis de recuperar.

Um processo bem conduzido pode até trazer benefícios à vida profissional do demitido. 

 

Está na hora de levarmos ao processo de demissão a “visão humanista” que deve nortear a gestão de pessoas como um todo. Pessoas não são definitivamente recursos descartáveis.  

 

Milton Pereira

Sócio-diretor da Lado Humano Educação e Comunicação na Empresa

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