Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

O fim da Liderança Humanizada

Com a profissionalização da gestão nas últimas décadas, a ponto de que para alguns economistas trata-se de uma ciência, a arte de liderar e a transformação digital se transformaram nos pilares centrais das organizações.

A liderança virou motivo de estudo e surgiram a liderança orientada a resultados, a situacional, a exponencial e ultimamente tem se falado em liderança humanizada.

Segundo as definições de mercado, a liderança humanizada é composta por líderes que enxergam seus liderados através da empatia. Que o líder seja capaz de promover o desenvolvimento das pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal.

Uma liderança humanizada é mais tolerante e leva em consideração as pessoas em sua gestão.

Sem dúvida o conceito de liderança humanizada foi um grande avanço em relação aos modelos de gestão anteriores, mas ele tem se deteriorado rapidamente pelas múltiplas interpretações do conceito por parte dos executivos.

Assim como existem pais que consideram que ser bons pais é dar tudo o que seus filhos querem, outros consideram que, mesmo podendo dar todos os bens materiais possíveis, optam por serem mais austeros e ensinar os filhos a valorizar as coisas.

Na empresa acontece a mesma coisa. Um líder pode considerar que sua empresa e sua gestão são humanizadas por dar 60 dias de licença paternidade e outros por permitirem que um colaborador acompanhe o parto do filho e reponha estas horas em outro momento.

A falta de critério faz com que o conceito perca credibilidade.

Porém, independentemente deste alinhamento de critério, o modelo de gestão de liderança humanizada, mesmo que elevado à enésima potência, é bastante limitado e insuficiente.

Ele ainda é um modelo de liderança que considera o resultado operacional como único objetivo e, para alcançá-lo, é preciso tratar melhor as pessoas porque são elas que vão ajudar a empresa a consegui-lo e como prêmio adicional é politicamente correto e dá likes nas redes sociais.

As empresas usam o ser humano como recurso para alcançarem resultados, a Tecno-Humanização® cuida do ser humano e por isso supera os resultados. 

Por isso, no próximo artigo vamos trazer o conceito de liderança Tecno-Humanizada.

Marcio Bueno

Tecno-Humanista | Fundador da BE&SK e Criador da Tecno-Humanização

Compartilhe!