Os estudos apontaram quatro principais comportamentos:
Trabalhar com uma firme orientação a resultados.
Parece evidente, porém, constatamos na prática que concentrar energias nas principais prioridades de forma conjunta, estabelecer convergência nos propósitos não é fácil quando temos estratégias individuais, nem sempre conectadas com as estratégias da empresa.
Esta constatação nos levou a trabalhar fortemente, em primeiro lugar, as estratégias individuais dos líderes e buscar a convergência com os principais eixos da estratégia organizacional. É uma forma de selar compromissos e esforços comuns ligados a geração dos principais resultados.
Outro aspecto que pode ser motivo de dispersão de esforço é a harmonização entre “inovação” e “melhoria contínua”. Implementar uma empresa ambidestra é mais fácil na proposição do que na concretização.
Buscar perspectivas diferentes.
Essa característica é evidente em líderes que acompanham as tendências que afetam as organizações, compreendem as mudanças no ambiente, incentivam os funcionários a contribuir com ideias que podem melhorar o desempenho, diferenciar com precisão entre questões importantes e não importantes e dar o peso apropriado às preocupações das partes interessadas.
Líderes como estes entendem e promovem diversidade cognitiva. É a inclusão de pessoas que têm estilos diferentes de solucionar problemas e podem oferecer perspectivas únicas porque pensam de maneira diferente.
Apoiar outras pessoas.
Os líderes que apoiam, entendem e percebem como as outras pessoas se sentem. Ao mostrar autenticidade e um interesse sincero pelas pessoas ao seu redor, eles constroem confiança e inspiram e ajudam os colegas a superar desafios. Eles intervêm no trabalho em grupo para promover a eficiência organizacional, dissipando medos injustificados sobre ameaças externas e evitando que a energia dos funcionários se dissipasse em conflitos internos.
Construir confiança é a pedra fundamental para a busca da colaboração, da complementaridade de capacidades, de um ambiente de segurança psicológica e que se traduz por bem-estar e produtividade, principalmente no momento em que vivemos em que a saúde física, emocional e mental correm sérios riscos.
Resolver problemas de forma eficaz.
O processo que antecede a tomada de decisão é a resolução de problemas, quando as informações são coletadas, analisadas e consideradas. Isso é aparentemente difícil de acertar, mas é uma entrada importante na tomada de decisões para questões importantes (como Fusões e Aquisições), bem como, para as diárias (como lidar com uma disputa de equipe).