O Peso da Autossabotagem
Já aconteceu com você de querer atingir um resultado, alcançar um objetivo, se dedicar a algo e, de repente, se perceber fazendo de tudo, mesmo que não intencionalmente, para que aquilo que você almejava não acontecesse e você se visse se distanciando do alvo desejado?
Já viu situações em que a pessoa que está se preparando para uma promoção no trabalho e quer muito melhorar sua posição, no momento de realizar ações para isso, entra em comportamentos de autossabotagem?
Ela começa a ofuscar os objetivos e anular as possibilidades de sucesso, se tornando, na verdade, inimigo de si mesma e começando a ter todos aqueles sentimentos típicos da autossabotagem, como a indecisão, não se sentir capaz ou preparada, medo do fracasso, pessimismo e não se sentir merecedora do sucesso.
Tudo isso gera ansiedade e angústia que levam a pessoa a deixar as coisas pela metade, desistir no meio do caminho e abandonar o objetivo.
Podemos quebrar esse ciclo vicioso e repetitivo, trabalhando algumas atitudes:
Cada um de nós merece a oportunidade de tomar as rédeas da própria vida, de fazer ouvir ao mundo a sua voz e manifestar as suas decisões. Depende de cada um de nós, de quanto estamos dispostos realmente a ocupar o nosso espaço. É sempre possível liberar as amarras que freiam e bloqueiam o caminhar em direção aos próprios sonhos e se sentir livre, com prazer e alegria em explorar a própria vida.