Atitudes indispensáveis para alcançar o sucesso

Hoje o que não faltam são técnicas indicativas para se alcançar o sucesso profissional e pessoal, desde as mais complexas até as mais simples, mas o fato é que nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o sucesso para ele.

Sucesso é com certeza uma das palavras com mais variedade de significados, cada pessoa tem uma ideia particular, tem associações mentais e emocionais diferentes, mesmo que com pequenas nuances.

É comum seguirmos como exemplo os passos de outros indivíduos que tiveram retornos assertivos, porém o resultado muitas vezes não é o que desejamos e esperamos. Como consequência, temos a sensação de que nada deu certo e não somos capazes.

Existem algumas atitudes, reflexões simples e indispensáveis, para obtermos os resultados desejados em todas as áreas de nossas vidas, ligadas à autoconsciência e à percepção sobre o que realmente importa para nós. Afinal, o conceito de sucesso é muito subjetivo.

Para ir ao alcance do seu sucesso é importante destacar quatro atitudes essenciais:

1) Seja você mesmo: perceba e respeite a sua unicidade, o seu brilho e suas habilidades

2) Cuide da sua atitude mental: a força do ser humano para o sucesso se encontra na intencionalidade e na atenção direcionada ao próprio objetivo, permitindo criar uma representação mental do resultado final

3) Lembre-se do poder e da força de ter as metas definidas e claras: negligenciar a definição dos próprios objetivos impacta na perda de tempo, força, foco e direção. A mente fica dispersa e frágil frente aos imprevistos e as variáveis da vida e insucesso e fracasso tornam-se uma condição habitual

4) Crie ações para realizar seus objetivos, organize seus recursos e o seu tempo, é preciso agir e colocar em prática as ideias.

O sucesso não é algo estático, mas um estado que muda nos períodos da vida, algo a ser confirmado e avaliado periodicamente.

Há quatro questões internas interessantes para avaliar se estamos seguindo o caminho do nosso sucesso: “eu estou realizando objetivos importantes para mim?”; “estou feliz com o que conquistei?”; “estou crescendo e evoluindo durante o caminho?” e “outras pessoas se beneficiam com os meus resultados?”.

Se sentir uma pessoa de sucesso não depende dos outros, de comparações, competições ou reconhecimentos externos, mas faz parte de um processo de evolução pessoal, depende de si mesmo, de melhorar a si mesmo, ter conhecimento dos próprios pontos fortes e fracos, assumir a responsabilidade das próprias ações, cada um com as suas possibilidades e cada um no seu próprio caminho.

Eduardo Shinyashiki

Palestrante internacional, consultor, escritor e presidente do Instituto Edushin

Compartilhe!