Como o RH pode ajudar a Organização a tornar-se mais ágil

Minha visão sobre os Desafios do RH para ser ágil, integrando design organizacional, cultura, capacitação da liderança, modelo de aprendizagem procedural e validada, integração de squads e transformação digital.

  1. Cobrar do C-Level sistemas mais inteligentes: você não consegue se tiver sistemas burocráticos e cultura paternalista e centralizadora, onde o poder do cargo fala mais alto do que a estratégia e a promessa da marca.
  1. Calibrar a cultura para ser mais horizontal e garantir autonomia estratégica para quem precisa decidir e entregar velocidade + qualidade aos clientes.
  1. Capacitar urgentemente a liderança em visão sistêmica, gestão da complexidade, design thinking, learn startup, project mindset e scrum para a produtividade.
  1. Amplificar o modelo de treinamento baseado em transmissão de conteúdos e ideologias da moda para um modelo baseado em desempenho, que incorpora conhecimento relevante e modifica positivamente os indicadores da organização.
  1. Criação de equipes autogerenciáveis, que pensam e resolvem juntas questões de produtividade, desempenho e inovação, dentro do máximo grau de permissão possível.
  1. Aliança profunda e efetiva com a área de TI, sabendo atuar de forma técnica na construção de jornadas de experiências singulares, efetivas e memoráveis para seus clientes e funcionários.

O desafio maior é superar a percepção que a organização tem de um RH que gosta de dinâmicas e ferramentas e mergulhar no posicionamento de um RH navegador e transformador da estratégia, desenvolvendo princípios e mindset de Inovação.

Eduardo Carmello

Founder da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos

Compartilhe!