Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Desmistificando a Transformação Digital de sua empresa com seus colaboradores

Mesmo sem perceber, todas as empresas atravessam o processo de Transformação Digital. E não é de hoje. Desde os anos 90, quando a internet passou a se popularizar e a conexão entre as corporações se tornou essencial para os negócios, todas as empresas aos poucos foram evoluindo em torno da tecnologia.

Começando com a criação dos seus web sites, crescendo o compartilhamento de informações na rede mundial, adotando redes sociais como meio de propagação de informações e de conexão com seus públicos de interesse e mesmo como meio de atendimento de solicitações de clientes, e com isso, adotando novos sistemas, redes e estruturas de segurança que lhes dessem mais robustez para administrar a evolução dos negócios.

Passou-se a falar mais especificamente de transformação digital quando o processo começou a crescer de maneira exponencial no mundo e nas organizações. A base deste crescimento são as tecnologias exponenciais – inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, computação quântica, big data e outras. Estes conceitos vêm sendo propagados pelas próprias empresas de tecnologia e por organizações como o Fórum Econômico Mundial, cujo criador, Klaus Schwab, lançou o livro A Quarta Revolução Industrial, de 2016, mostrando como as tecnologias exponenciais vêm influenciando esta transformação.

Isto posto, vemos como usamos e nem sentimos estas tecnologias e, portanto, temos o processo de transformação digital, literalmente, nas palmas de nossas mãos, com nossos celulares e tablets, por exemplo, nos dando um potencial de acesso aos sistemas e informações imensos e nos permitindo realizar os nossos negócios de qualquer lugar. Mais ainda com o impulso da pandemia, que nos obrigou a levar um pedacinho de nossas empresas para dentro de nossas casas.

Com as redes sendo expandidas a um perímetro cada vez maior, exigindo mais capacidade de processamento e segurança, os colaboradores são parte essencial na preocupação da empresa em mantê-la conectada, segura e em compliance com toda a governança necessária para a estabilidade e integridade dos negócios. Deixá-los ao par de tudo o que acontece, incluí-los e instruí-los é fundamental. Por exemplo, treinamentos em mentalidade digital, que os possibilite a compreender como usar os dados a seu favor e de maneira responsável, individual e corporativamente.

A transformação digital não acontece de maneira apartada ou mesmo em paralelo aos negócios, mas é intrínseca, indissociável dos negócios e é, na verdade, o impulsionador deles. Inclusão digital é entender que devemos ser responsáveis – na vida privada e corporativa – pelas informações que produzimos e pelas interações que realizamos, pelos dispositivos que usamos e pelos dados que compartilhamos. Somos nós responsáveis pela nossa privacidade e pela guarda das informações que produzimos, sendo tudo muito mais facilmente propagando e, portanto, mais perigosamente falível.

Para as empresas, a chave é manter colaboradores formados e informados. Em linha com a transformação que não para. Treinamento é essencial para engajar e mostrar o caminho de evolução de negócios e para que os colaboradores estejam cientes e possam ser proativos neste processo como um todo.

Cida Vasconcelos

Consultora, facilitadora e palestrante

Compartilhe!