Seleção assertiva é jornada além da contratação

Fazer bem feito até estabilizar processo.

Tenho estado atendo e observado ao longo destes anos na condução de processos seletivos as causas de algumas contratações fracassadas, são diversos os motivos ou as causas geradoras destas tristes ou amargas realidades.

Hoje escolhi destacar uma das principais, aquela, se tivesse sido realizada com rigor nos detalhes teria revertido muitos destes fracassos, e transformado insucesso em vitórias importantes, tanto para profissionais como para as empresas. Acompanhamento funcional como etapa crítica dos processos de onboarding, sim algo simples de executar, mas pouco praticado.

Nos deparamos frequentemente com processos seletivos complexos, com tempo de entrega muito além do desejado, com inúmeros profissionais avaliados e excessivo número de avaliadores e ferramentas diversas de avaliação são empregados e depois de tudo o profissional admitido inicia a sua jornada na sua nova oportunidade profissional.

Desde o seu início nesta nova organização, estes profissionais recém-contratados se deparam com inúmeras situações típicas de uma nova realidade e precisam agir, tomando decisões, se relacionando, dando opiniões etc. e não raro ficam sem feedbak estruturado sobre seu desempenho, com novas atividades que não eram previstas incluídas no seu job description, sem clara compreensão da cultura organizacional e com isso agindo muitas vezes de forma inadequada.

Acompanhar por meio de reuniões estruturadas com frequência mensal estes novos contratados por tempo mínimo de seis meses, conversando com eles e com seu superior imediato, tem sido experiência exitosa, aqui, na RH Mattos, reduzimos os riscos de desligamento, elevamos o desempenho, trouxemos harmonia nas relações interpessoais e criamos uma forma muito assertiva de estarmos alinhados com nossos clientes.

Quem sabe seja mais uma evidência de que a falha de comunicação seja uma consequência e não a causa de muitas rupturas, melhorando o processo de onboarding, estaremos eliminando muitos fracassos em seleção. Foco sempre nas causas e não nas consequências e assim iremos melhorando nossos processos. 

#recrutamento #selecao #onboarding  #processoseletivo #culturaorganizacional #feedback #lideranca #comunicacao #colaboradores

Cassio Mattos

Sócio-Diretor na RH Mattos

Compartilhe!