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Como engajar profissionais durante a pandemia

Iniciar em uma nova empresa sempre traz uma mistura de emoções e dúvidas. Com a pandemia, podemos dizer que isso, no mínimo, triplicou. E se para o profissional é algo que gera insegurança, imagine para os líderes que precisam manter todos unidos e trabalhando em equipe mesmo distantes e sem sequer terem se encontrado uma única vez?

Uma pesquisa realizada no final de 2020 pela ADP Research Institute mostrou que, mesmo com a pandemia, o engajamento dos profissionais brasileiros aumentou 4% em relação a 2018, passando para 18%. Agora, imagine o desafio para engajar os profissionais admitidos durante a pandemia? Não existe uma fórmula exata, mas acompanhando o mercado de RH verificamos que há alguns caminhos que podemos seguir para que o processo seja mais natural. Confira algumas dicas:

Acolhimento

O acolhimento nos primeiros dias, no formato presencial, sempre foi instrutivo e de interação com todos. Agora, é preciso manter essa dinâmica, mas de forma virtual. O novo profissional deve ser acompanhado pelo líder e equipe, o que aumenta o índice de retenção, cria laços e faz com que ele saiba que estar longe não significa estar sozinho e que a companhia dará o suporte quando necessário.

Onboarding

As impressões da primeira semana do novo colaborador são essenciais. O onboarding precisa ser feito com maestria. Depois de um ano, já foi possível colocar em prática qual a melhor maneira de realizá-lo. O profissional precisa entender não apenas a cultura, propósitos e valores da empresa, mas sentir que faz parte dela.

Rede de apoio

Isso também é algo que funciona. Business Partners, por exemplo, conseguem verificar como o profissional está se adaptando e percebem o nível de engajamento com a empresa e com a função, além de ser a ponte com outras áreas. Se a sua empresa não tem essa posição, é possível criar campanhas como “Ajude um novo colaborador”, quando alguém da equipe o auxilia e apoia.

Comunicação transparente

Como diria o Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. Informar ao novo colaborador que a empresa propõe uma comunicação aberta e transparente sobre qualquer tipo de assunto e em um ambiente seguro é importante, assim ele saberá que poderá expressar suas opiniões sem nenhum tipo de ressalva. O mais importante do que deixar isso claro é realmente ouvir, acolher e ponderar as sugestões.

Ajudar a enfrentar os desafios do home office

Seja solidão, filhos, alimentação etc. Já se passou mais de um ano, mas ainda enfrentamos diversos tipos de problemas e adaptações devido ao home office. E toda a equipe também pode auxiliar esse novo colaborador com dicas e sugestões de como tornar a rotina mais tranquila e produtiva com o ritmo de trabalho proposto pela empresa.

É possível engajar os novos profissionais mesmo a distância, mas é preciso que todos estejam dispostos. E lembre-se: somos um time e todos podem se ajudar e, como no escritório, faça uma pausa para o café e converse com os seus profissionais!

Adriana Matias

Psicóloga e Head de RH da Runtalet

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