Comunicação e Redes Sociais – Ferramentas de Engajamento com colaboradores – Embaixadores da Marca

Sua empresa se preocupa em engajar os seus colaboradores em suas redes sociais? Sabe que isso pode torná-los mais próximos à sua marca e transformá-los em verdadeiros embaixadores que aumentam e melhoram o alcance de sua mensagem?

Um embaixador da marca é diferente de um influenciador. Não se trata de terceiros, fora do ambiente corporativo e alheios à cultura de sua empresa. Falamos de seus colaboradores inseridos no contexto e mergulhados na cultura da empresa.

Qualquer um que promove uma marca, produtos ou serviços, pode ser um embaixador da marca. Mas quando pensamos nos funcionários, isso pode ser um desafio, pois depende do pressuposto de satisfação com o clima organizacional e de um alinhamento de valores e opiniões. Um compartilhamento de identidades.

É importante ter um programa de comunicação interna e externa coerente com os valores da companhia e uma pauta com temas relacionados à empresa, às pessoas, à comunidade.

Site, redes sociais, programas sociais, comunicação interna são ferramentas que devem ser síncronas em seu conteúdo e abordagem. Um plano de comunicação que as conecte permitirá transmitir consistência de imagem e mensagem.

A pauta das redes sociais, por exemplo, deve ter conteúdo não apenas a clientes e mercado externo, mas para a comunidade interna e o colaborador deve saber que seu conhecimento e compartilhamento é benéfico para todos os stakeholders, valorizando a marca e consequentemente a empresa como “sobrenome” de cada funcionário.

Educar colaboradores sobre o seu comportamento em suas próprias redes sociais pode ser de grande valia para as marcas. Manuais de ética para funcionários, que tragam dicas de linguagem, tipos de fotos e perfis a seguir, ajudam na empregabilidade, e cuidados com a privacidade e segurança das pessoas e da empresa. Mostra uma preocupação, e ao mesmo tempo, um cuidado com todo o ecossistema da empresa. Engaja.

Ajudar na transformação de funcionários em embaixadores da marca pode ser um programa inovador que muitas organizações, como Bradesco e Raia Drogasil, estão aplicando para posicionar a cultura da empresa e levar sua mensagem aos consumidores.

Este programa na empresa pode ser feito por meio de treinamentos, programas de recompensa, e muita comunicação. Isso demanda empenho a longo prazo, mas que, com certeza, traz resultados para a reputação da empresa, pessoas, e para seus indicadores financeiros. Preocupar-se com isso é estar engajado com o futuro da organização.

Cida Vasconcelos

Consultora, facilitadora e palestrante

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