Mobilizando equipes em torno da Estratégia
Estratégia é arte de aplicar, com eficácia, os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.
Ou seja, estratégia é atributo implícito em quase tudo o que fazemos em nossas vidas, no trato pessoal, social e mais especialmente em aspectos profissionais e organizacionais.
Montar uma estratégia, quando se tem objetivos definidos, pode ser o passo mais simples, diante do esforço em organizar os recursos e engajar as pessoas para sua execução. E muitas vezes, a estratégia, quando não indica apenas uma evolução orgânica de objetivos, demanda muitas mudanças: departamentais, orçamentais, comportamentais e até de cultura.
Quando temos tudo isso definido, como garantir o engajamento das pessoas e equipes para execução da estratégia e consequente atingimento das metas?
Engajamento não é um processo natural. Demanda esforço e investimento de tempo e ferramentas que vão de comunicação a campanhas completas para que os indivíduos envolvidos na execução da estratégia estejam alinhados com as atividades, táticas, metas, mensagem e mesmo com o compromisso emocional com os resultados esperados.
Muitas vezes, desenvolver um programa de treinamento e motivação das equipes, que enderece e ressalte e aclare o que a organização espera das pessoas, e lhes favoreça as mudanças de modelos mentais, compreensão de ferramentas e desenvolva novas formas de interação, se torna imprescindível para o sucesso da execução estratégica.
Isto é, com a ajuda de equipes especializadas em treinamento e mobilização, a sua estratégia pode realmente ser levada ao sucesso. Todo bom estrategista tem um excelente time de execução ao seu lado e lança mão de recursos adequados para realizá-la satisfatoriamente, trazendo todos, como um time de verdade, no seu alcance.
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