Habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes no Brasil: inteligência emocional, com 42,9%; trabalho em equipe, com 38,4%, aponta PageGroup
O mês de abril trouxe o Dia Mundial da Saúde (7/4), destacando tanto o bem-estar físico quanto o mental. Sentimentos como generosidade, solidariedade e gratidão são essenciais para promover uma saúde integral. No entanto, a correria do cotidiano e as múltiplas demandas no ambiente de trabalho frequentemente afetam o desempenho e a produtividade dos indivíduos. É fundamental reconhecer que as emoções desempenham um papel significativo no ambiente corporativo. A capacidade de lidar com elas é um componente essencial da inteligência emocional, que, por sua vez, pode ser aprimorada por meio da prática e do autoconhecimento.
De acordo com um levantamento realizado pelo PageGroup (empresa de recrutamento), as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes no Brasil são: inteligência emocional, com 42,9%; trabalho em equipe, com 38,4%; e comunicação assertiva, com 31,1%.
“Embora desenvolver a inteligência emocional possa exigir tempo e esforço, os benefícios são significativos. Indivíduos com alta inteligência emocional geralmente desfrutam de relacionamentos mais satisfatórios, são mais eficazes em seus trabalhos e experimentam melhor saúde mental e bem-estar geral. Acredito que o verdadeiro poder reside naqueles que dominam o que sentem, uma habilidade intrinsecamente ligada à saúde mental. É fundamental termos controle sobre nossos desejos para evitar sermos dominados por hábitos, atitudes ou paixões desenfreadas”, explica Francislaine Maciel, Gerente de Produtos do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Um artigo divulgado pela Universidade de Harvard cita vários estudos que relacionam explosões de fúria recorrentes à atividade anormal da serotonina, um neurotransmissor associado à regulação do humor e da sensação de prazer. Pesquisas recentes também têm vinculado sentimentos positivos a uma maior produção de oxitocina, conhecida como o ‘hormônio do amor’, que é liberada em grandes quantidades durante situações como abraços, o parto e a amamentação, podendo aumentar a confiança das pessoas. Além da oxitocina, a produção de dopamina pode induzir a sensação de motivação e reduzir os níveis de estresse.
“Como coach e especialista na área comportamental, reconheço o protagonismo das emoções em nossas relações e sua influência em diversos aspectos de nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Os sentimentos desempenham um papel fundamental em nosso organismo e saúde, impactando diversos aspectos de nossa existência. O autocontrole emocional é essencial para reconhecer e gerenciar nossa vida, mesmo sob intensas situações de estresse. Vivemos em uma era onde as pessoas estão frequentemente cansadas e sobrecarregadas, especialmente no ambiente de trabalho. Nesse contexto, o autocontrole emocional se torna uma ferramenta poderosa, tanto para lidar consigo mesmo quanto com os outros”, destaca Maciel.
Se uma pessoa não consegue controlar as atitudes diante de uma situação complexa, a capacidade mental e racional fica comprometida. Diante disso, Francislaine Maciel, Gerente de Produtos do Cebrac e com formação em análise comportamental e Coach especialista em psicologia positiva, destaca 5 emoções que podem influenciar positivamente o ambiente de trabalho:
1- Resiliência: saber agir no estresse e pressão no trabalho;
2 – Satisfação no trabalho: ser grato por mais um dia contribui para uma melhor performance;
3 – Relacionamentos interpessoais: manter a sinergia e a parceria em busca dos objetivos;
4 – Comunicação eficaz: a clareza na comunicação não apenas evita mal-entendidos, mas também promove uma comunicação mais clara e colaborativa;
5 – Autoconsciência: compreender as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
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