Na última semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo (CDL-SP) ganhou o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar, na categoria Jornada Flexível. A CDL-SP ficou em 2º lugar no ranking do Great Place to Work, sendo que, no ano anterior, a associação foi tida como a melhor empresa para trabalhar em São Paulo.
A certificação Great Place to Work (GPTW) é uma conquista significativa para as empresas, que reconhece o desempenho do departamento de Recursos Humanos para o ambiente de trabalho como um todo. Além disso, a jornada flexível tem se mostrado uma ferramenta para impulsionar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.
“A adaptação a novos modelos de trabalho, como o remoto e híbrido, reflete não apenas uma mudança nas práticas organizacionais, mas também uma valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Essa abordagem mais flexível contribui para um ambiente mais saudável e produtivo, promovendo benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas”, comenta Mauricio Stainoff, presidente da FCDL-SP.
Segundo um levantamento feito em 2023 pelo PageGroup, empresa especializada em recrutamento, cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros consideram a jornada flexível um fator importante para a flexibilidade no trabalho.
Além disso, a International Workplace Group (IWG), no ano de 2019, em estudo mostrou que 85% dos profissionais se sentem mais produtivos em uma jornada flexível. “O prêmio reforça a importância de zelar pelo colaborador dentro da empresa como uma forma de obter resultados cada vez maiores”, finaliza Stainoff.