Profissional de 21 anos foi contratado como menor aprendiz em Manaus após receber o apoio do projeto Ven, Tú Puedes!
ONG Visão Mundial apoia jovem venezuelano a conquistar primeiro emprego no Brasil
Em levantamento realizado pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões. Entretanto, Abraham, jovem venezuelano de 21 anos, que chegou ao Brasil em 2019 com em busca de novas oportunidades, conseguiu superar as estatísticas graças ao projeto Ven, Tú Puedes! da ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos.
Com a vinda ao país, a adaptação não foi fácil, mas com o passar do tempo, Abraham mergulhou nos desafios. Concluiu o ensino médio, e, como tantos outros jovens brasileiros, enfrentou uma série de barreiras para assegurar o primeiro emprego formal. Em busca por geração de renda como migrante, passou um tempo realizando trabalhos informais, sem muita perspectiva de crescimento. Foi então que conheceu o projeto, que tem o financiamento do Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos.
Em 2023, participou do curso profissionalizante de Agente de Portaria, que faz parte do objetivo da ação de oferecer ferramentas visando à garantia de emprego formal, como aconteceu com Abraham, proporcionando-lhe novas habilidades e abrindo portas para o mercado de trabalho formal. “Um amigo me falou sobre a Visão Mundial, eu fiz o curso e algum tempo depois alguém da Agência Ven, Tú Puedes! me orientou sobre essa vaga para jovem aprendiz e encaminhou meu currículo para a empresa”, conta.
A “Agência Ven, Tú Puedes!” é a estratégia do projeto para ampliar a inserção de pessoas migrantes e refugiadas no mercado de trabalho, buscando dialogar com empresas e identificar vagas de empregos formais. Em 2024, o novo ciclo do projeto está comprometido com a integração socioeconômica dos perfis mais vulneráveis, e que enfrentam maiores barreiras, incluindo jovens profissionais entre 16 e 21 anos de idade.
Abraham conta que aprender a língua portuguesa e dominar o espanhol se tornou um diferencial competitivo. “Eu aprendi o português na escola no Brasil, terminei o ensino médio aqui e não consegui emprego porque era venezuelano. Atualmente, na empresa onde trabalho esse é um diferencial, pois pode auxiliar um atendente quando o cliente fala espanhol”, comenta.
De acordo com Angela Karinne Mota, gerente de projetos da Visão Mundial, o projeto apoiou até agora a inclusão de 10 jovens aprendizes no mercado de trabalho. “Esse esforço não apenas transformou a vida de Abraham, mas também está contribuindo para mudar a realidade de muitos jovens em situação semelhante, oferecendo-lhes oportunidades concretas de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal”.
Sobre o projeto
O projeto Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
Financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, desde 2019, o projeto tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a geração de oportunidade, geração de meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.