NESPRESSO ANUNCIA NOVOS NOMES PARA A ÁREA DE SUSTENTABILIDADE 

Daniel Motyl e Fernanda Gobbo serão responsáveis por alavancar as estratégias da companhia e evidenciar o café como uma força para o bem

Nespresso, pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, anuncia a chegada de dois novos nomes para integrar a área de Sustentabilidade: Daniel Motyl ocupará a posição de Gerente Regional do Programa AAA de Qualidade Sustentável para o Brasil, abaixo da estrutura global de Sustentabilidade sediada em Vevey, na Suíça, e Fernanda Gobbo, nova Coordenadora de Sustentabilidade, integra o time de Comunicação e Branding da Nespresso Brasil. Os executivos serão responsáveis por desenvolver e alavancar temas estratégicos dentro da agenda ESG da marca no Brasil e na região sul-americana. 

Formado em Engenharia de Produção pela PUC-RJ e com MBA na IESE Business School em Barcelona, Daniel Motyl construiu sua base profissional na Alvarez & Marsal, consultoria americana líder em melhoria de desempenho e reestruturação. Depois, gerenciou uma unidade de negócios da AB InBev, cervejaria líder mundial. 

Em sua última posição, Daniel atuou na Gaivota, uma empresa de software que utiliza inteligência de dados para fornecer rastreabilidade e monitorar os riscos socioambiental para revendas, tradings e bancos. Ele liderou o desenvolvimento e a execução da estratégia go-to-market de diversos players do agronegócio no Brasil, acumulando experiência em sustentabilidade na cadeia do Agro. 

O profissional chega em um momento estratégico, com a comemoração dos 20 anos do Programa AAA de Qualidade Sustentável, maior projeto global da Nespresso. Seu grande desafio será viabilizar a transição para agricultura regenerativa em fazendas cafeicultoras, envolvendo os principais parceiros e ampliando a aderência para este movimento, que visa garantir o futuro da cafeicultura e todo o seu ecossistema. “O Brasil é maior fornecedor da Nespresso e o meu objetivo é mostrar os benefícios de práticas agrícolas sustentáveis para toda a cadeia, colocando o cafeicultor no centro desta pauta, e demonstrar como o café pode ser uma força para o bem”, afirma Motyl. 

Já Fernanda Gobbo, formada em Relações Internacionais pela UNESP, com especializações em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor pela PUC-SP e Medição de Impacto Social no INSPER. Atualmente, é mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela FGV. Destaca-se, em sua trajetória profissional, as experiências robustas em monitoramento e avaliação de projetos sociais educacionais.  

Na Nespresso, sua missão será conduzir projetos relacionados a sustentabilidade, reciclagem, certificação B e responsabilidade social. Com expertise em projetos de impacto social, a especialista fará a gestão, implementação, monitoramento e avaliação de iniciativas e parcerias que contribuam para as metas socioambientais de Nespresso. “Entre os meus objetivos estará a promoção da transformação social por meio da educação ambiental. Para alcançarmos nossas metas a longo prazo é essencial educarmos toda a cadeia de valor, para que os impactos aconteçam de ponta a ponta, de forma consistente e perene”, comenta Gobbo.  

Sustentabilidade na Nespresso 

Nespresso possui iniciativas em todas as etapas da sua cadeia de valor, possibilitando mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras durante todo o processo. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e muito mais inclusiva. 

No início da cadeia, o Programa AAA de Qualidade Sustentável™, desenvolvido pela marca há 20 anos, em parceria com a Rainforest Alliance, estimula a adoção de boas práticas nas fazendas parceiras por meio de três pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade. Hoje, 100% do café fornecido para marca vem de fazendas cadastradas na iniciativa, que leva em consideração parâmetros sociais, ambientais e econômicos como critério de seleção. Atualmente 150 mil propriedades são parte do projeto no mundo, sendo mais de 1300 fazendas apenas no Brasil. Por meio dele, Nespresso oferece assistência técnica aos cafeicultores, como incentivo à produção de cafés sustentáveis. 

Ainda, a Nespresso possui ações em todos os estágios da economia circular. A empresa é uma das patrocinadoras e mantenedoras da iniciativa SP+B, que visa a aceleração de soluções sustentáveis para a cidade de São Paulo, por exemplo. 

São inúmeras iniciativas em prática que tem possibilitado à marca apresentar resultados robustos dentro do tema. Prova disso é que obteve a pontuação mínima, recentemente, para a conquista da certificação como Empresa B, comprovando o alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca. Ao aderir ao Movimento B, a Nespresso consolida seu compromisso de ter um impacto positivo no mundo, garantindo o futuro do café e a resiliência das próximas gerações. 

Sobre a Nespresso

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 150.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui aproximadamente 300 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.  

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *