Treinamento técnico e comportamental ajuda nos negócios da Microcamp

A falta de mão de obra qualificada tem sido um problema para a maioria das empresas e acaba afetando a produtividade e a rentabilidade do negócio. Para resolver este problema, a Microcamp instituiu um programa de treinamento técnico e comportamental, que começa a surtir efeito.

A falta de capacitação profissional é a principal razão pela qual a maioria das empresas não consegue concretizar seu planejamento estratégico, conforme apontou recente estudo realizado pela PwC com 73 empresas de diferentes portes e setores do Brasil. Outro estudo, conduzido pelo ManpowerGroup indicou que o problema no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022 – a média global é de 75%, o que coloca o país na nona posição no ranking de países com maior falta de mão de obra qualificada. 

“Encontrar profissionais capacitados de acordo com os objetivos e necessidade da empresa tornou-se uma dificuldade. A solução foi instituir um programa de treinamento específico para nossa empresa, que desenvolve não só habilidades e competências técnicas, mas também comportamentais, as chamadas soft skills que exigem o aprimoramento da capacidade de relacionamento, trabalho integrado e inteligência emocional de acordo com o nosso modelo de negócio”, diz Wanderson Dalben, diretor do departamento de Gente e Gestão RH da rede de escolas de informática Microcamp. 

Com docência em Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Gestão do Conhecimento e especialista em desenvolvimento e treinamento de equipes, Wanderson desenvolveu o programa Master Training MC, por meio do qual tem sido possível desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores para que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores, e como consequência alcançar os objetivos da empresa. 

O Master Training MC aplicado por Wanderson- que é professor universitário e autor de vários títulos na área -, é voltado para gestores de equipe como diretores, coordenadores, supervisores e franqueados. O programa possui 12 módulos, que abordam temas importantes para o desenvolvimento dos funcionários como: Desenvolvimento de habilidades comportamentais, Integração, Gerenciamento de equipe, Avaliação de desempenho e feedback, A arte da venda, Atendimento, entre outros. A cada semana é feito um treinamento, via live ao vivo, totalizando quatro apresentações por mês. 

O programa completou um ano, com 48 apresentações e cerca de 1200 participações. O resultado é considerado positivo por Wanderson pois tem ajudado na capacitação da equipe de liderança, na melhoria do quadro de funcionários, da imagem e clima organizacional da empresa. “O turnover diminuiu, a produtividade aumentou

e a rentabilidade da empresa que nos últimos anos teve queda acentuava, começa a dar sinais de melhora”. 

Com os bons resultados, a empresa já programou a segunda fase de treinamentos a partir de agosto, com novos temas. “Os treinamentos têm sido muito eficazes para ensinar os procedimentos do negócio, regras e normas internas. E são um ótimo investimento também porque você qualifica o profissional de acordo com os objetivos e necessidades de sua empresa, além de promover mudança na vida das pessoas, que é o objetivo da Microcamp”, conclui Wanderson.

 

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *