Evento acontece em novembro na capital paulista e terá como tema “Fazer do Autocuidado um movimento de saúde”
A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP, e a Associação Latino-Americana de Autocuidado Responsável (ILAR), em colaboração com a Global Self-Care Federation (GSCF), realizam o 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado e a Conferência Regional da GSCF, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de novembro de 2023.
O 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado terá como tema “Fazer do Autocuidado um movimento de saúde” e o encontro tem o objetivo de gerar um espaço de discussão para colaborar com o avanço na adoção e na prática do Autocuidado como ferramenta para preservar e melhorar a saúde das pessoas.
A programação abordará as principais tendências globais e regionais sobre Autocuidado e seus produtos como: a construção de sistemas de saúde mais resilientes, políticas públicas e regulação, acesso a produtos de autocuidado inovação e sustentabilidade, empoderamento e letramento em saúde, entre outros.
O evento contará com participantes chaves para a promoção do Autocuidado e o desenvolvimento de uma política pública de saúde centrada na prática, como autoridades governamentais, profissionais de saúde, representantes da indústria de produtos para o Autocuidado e especialistas que promoverão discussões em torno de uma futura Resolução Global de Autocuidado. A programação paralela do Congresso inclui a Conferência Regional da GSCF.
As inscrições para o 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado já podem ser feitas no site oficial do evento. Nele também estão disponíveis informações para as empresas que desejam patrocinar o congresso.
Serviço:
1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado
Data: 8 e 9 de novembro
Local: Hotel Tivoli Mofarrej, São Paulo – SP
Sobre a ACESSA
A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante deste tipo de medicamento. A entidade é a antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) emudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade, no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do AUTOCUIDADO em saúde e bem-estar. Vale ressaltar que o Autocuidado, vem, segundo a OMS, distribuído em sete pilares essenciais, desde o acesso a informações de qualidade sobre o tema até o uso racional de recursos de saúde.
Esta adequação vem em resposta a uma grande pergunta: se os MIPs são ferramentas fundamentais no Autocuidado, por que não incluir os demais produtos e serviços com essa finalidade? Assim, se ampliam e fortalecem as ações da Entidade e o debate do Autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação.