Acelen, Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil lançam projetos de capacitação para jovens e lideranças comunitárias

Iniciativa tem como objetivo a formação profissional de jovens e o fortalecimento de organizações da sociedade civil do entorno da Refinaria de Mataripe

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Jovens e lideranças comunitárias vizinhas da Refinaria de Mataripe, na Bahia, poderão se inscrever, entre os dias 29 de maio e 7 de junho de 2023, para participar dos projetos Jornada Jovem Acelen e Acelera OSC. As iniciativas, executadas pela AVSI Brasil, são fruto de uma parceria entre Acelen e Fundação Banco do Brasil para ampliar o horizonte de oportunidades para os moradores da região, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico local.

O projeto Jornada Jovem Acelen pretende contribuir para aumentar o número de jovens com competências pessoais e profissionais, preparando-os para o início da vida laboral. No ciclo de 2023, serão selecionados 100 jovens, de 15 a 29 anos, que participarão de uma jornada de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Em 2024, outra turma deve ser aberta. 

Já o projeto Acelera OSC irá apoiar 30 Organizações da Sociedade Civil (OSC) com formações e mentorias com foco no processo de legalização e formalização das instituições, além de capacitação para elaboração e implementação de projetos nos municípios vizinhos da refinaria. 

“Essas são mais duas das diversas iniciativas que vimos promovendo com empenho, para gerar e ampliar as oportunidades através da qualificação de pessoas e prestadores de serviços próximos à Refinaria de Mataripe. Qualificando-os para atender a nós e outros mercados, estaremos contribuindo para o crescimento socioeconômico da população local e da Bahia”, avalia o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful. 

“A AVSI Brasil tem como missão tornar as pessoas protagonistas do seu próprio desenvolvimento, portanto acreditamos que essa parceria será muito importante para gerar oportunidades de emprego e renda para a população local, em conjunto com as empresas da região”, explicou Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil, organização social responsável pela implementação da iniciativa. 

“Esse projeto, uma parceria da Acelen, Fundação BB e AVSI Brasil, oferece oportunidades de desenvolvimento integral de jovens, preparando-os para o mundo do trabalho e disponibiliza capacitações para que organizações sociais ampliem a atuação em suas áreas de atendimento. O impacto positivo nas comunidades alcançadas pelas ações contribui de forma direta com o desenvolvimento sustentável da região, materializando nosso propósito de valorizar vidas para transformar realidades”, destaca Rogério Biruel, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil. 

As aulas dos dois projetos vão ser iniciadas em julho, em Candeias, e terão duração de cinco meses para os jovens e de três meses para as OSCs.

Acelera OSC 

As organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em participar do projeto Acelera OSC devem realizar inscrições através do preenchimento de ficha eletrônica, disponível neste endereço.

No ato da inscrição, poderão ser solicitados alguns documentos. As organizações devem estar formalizadas, há pelo menos um ano, como associações privadas sem fins lucrativos, organizações religiosas ou cooperativas sociais, registradas nas cidades de Candeias, Madre de Deus ou São Francisco do Conde.

Jornada Jovem Acelen

Os jovens que desejam participar do projeto Jornada Jovem Acelen devem se inscrever neste site. Serão selecionados 100 jovens com idade entre 15 e 29 anos, residentes dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos, com renda familiar de até dois salários mínimos, e sem vínculo empregatício. 

O processo seletivo inclui a realização de provas online, além de dinâmicas de grupo presenciais. Os jovens selecionados deverão apresentar documentos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e atestado de matrícula ou de conclusão do ensino médio para efetivar a matrícula no curso. 

O programa será dividido em três módulos: Formação para a Vida, Mundo do Trabalho e Tecnologia e Inovação. Os participantes terão acesso a atividades e matérias para conhecimento e vivência básica do mercado de trabalho. 

Todos os jovens receberão auxílio para transporte e alimentação durante a etapa de formação. Após a conclusão desse primeiro ciclo de capacitação, haverá monitoramento de oportunidades e acompanhamento dos jovens para apoiá-los na jornada em busca de uma colocação no mercado de trabalho. “Estamos deixando um legado para a população e a capacitação profissional é um elemento fundamental para o desenvolvimento da região”, celebra o Vice-Presidente da Acelen. 

Os projetos Acelera OSC e Jornada Jovem Acelen são fruto de uma parceria multissetorial entre Acelen, Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil, num investimento conjunto de cerca de R$ 4,4 milhões para iniciativas em prol do desenvolvimento socioeconômico da região onde está localizada a Refinaria de Mataripe, na Bahia. As ações da Acelen voltadas à responsabilidade social são uma resposta à matriz de materialidade social, que definiu as principais necessidades e oportunidades da região e as frentes de atuação para apoiar o desenvolvimento local, com foco numa visão de futuro. 

SERVIÇO

Projeto Acelera OSC

Oportunidade: 30 vagas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

Perfil: Organizações da Sociedade Civil ativas e localizadas nos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde.
Prazo: 29 de maio a 7 de junho de 2023.

Projeto Jornada Jovem Acelen

Oportunidade: 100 vagas para jovens de 15 a 29 anos.

Perfil: Jovens residentes dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos, com renda familiar de até dois salários mínimos, sem vínculo empregatício e com ensino médio incompleto ou concluído.

Prazo: 29 de maio a 7 de junho de 2023

Sobre Acelen

A Acelen é a empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. Em seu primeiro ano, anunciou investimentos expressivos na ordem de R$ 1.1 bilhão em eficiência operacional e aumento da capacidade de produção em 22%, equivalente a 290 mil barris de petróleo/dia. A companhia já representa cerca de 14% da capacidade total de refino do Brasil. Também é líder na comercialização de parafina na América Latina e maior exportadora do estado baiano.

Norteada pelos pilares de excelência operacional, geração de oportunidades e respeito às pessoas e ao meio ambiente, a empresa investe também em um centro de formação próprio, cursos de capacitação, tecnologias, segurança, pesquisa em inovação, iniciativas sociais e sustentabilidade, mantendo a continuidade e ampliação do abastecimento do mercado nacional e internacional de derivados de petróleo de forma segura e transparente. Saiba mais aqui.

elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *